Pesquisadores da UFLA apresentam trabalhos em conferência internacional e workshop sobre nanotecnologia

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 03 Agosto 2017 12:04 | Última Atualização: Terça, 01 Agosto 2017 14:53
Os professores do Departamento de Física (DFI) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Raphael Longuinhos Monteiro Lobato, Jenaina Ribeiro Soares e Igor Saulo Santos de Oliveira participaram do 18th International Conference on the Science and Application of Nanotubes and Low-dimensional Materials (NT17), no final do mês de junho, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. A conferência é um evento tradicional na área de nanomateriais (materiais cujos constituintes principais têm dimensões entre 1 e 100 nanômetros) e é realizada a cada ano em um local diferente. Pela segunda vez no Brasil, essa edição teve como homenageada a professora, falecida recentemente, Mildred S. Dresselhaus, pesquisadora do Massachussets Institute of Techinology (MIT) e conhecida internacionalmente pelos amplos avanços realizados na área de pesquisa de nanotubos de carbono, novos nanomateriais bidimensionais e o estudo de suas propriedades. Mildred foi orientadora da professora Jenaina durante seu estágio sanduíche no MIT. No evento, os professores da UFLA apresentaram seis trabalhos, sendo três apresentações orais. Basicamente, os pesquisadores trabalharam com novos efeitos observados em novos nanomateriais laminares quando em espessuras de ordem atômica, além de observar a ação de contaminação por oxigênio e respostas ópticas dependentes da simetria e estrutura dos mesmos. Raphael Longuinhos e Jenaina Ribeiro são integrantes do grupo de pesquisa NanoMat (DFI/UFLA), o qual se dedica ao estudo das propriedades eletrônicas, ópticas, estruturais e vibracionais de novos materiais, principalmente bidimensionais (grafeno, novos alótropos de grafeno, metal dicalcogenetos de transição, dentre outros), com abordagem teórica e experimental. Mais aprendizados No início do mês de julho, a professora Jenaina juntamente com o servidor Diêgo Fuzzato e os estudantes do curso de Engenharia de Controle e Automação Vítor Barbosa Nunes Costa e Karolina Cardoso Faria participaram do II AFM Workshop, em Campinas, São Paulo. O evento foi realizado no Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) e teve o objetivo de introduzir diferentes técnicas de microscopias de varredura por sonda e suas aplicações, além da exposição de equipamentos no estado da arte da tecnologia atual. As atividades foram conduzidas por pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Os estudantes e servidores da UFLA apresentaram na forma de pôsteres seus trabalhos de instrumentação na área de microscopia de força atômica e de tunelamento voltada para nanomaterias. Na oportunidade, puderam conhecer outros pesquisadores e empresários fornecedores de equipamentos comerciais. “A experiência em participar de um evento de alto nível como esse é fundamental para os estudantes, técnicos e professores que atuam em pesquisas de síntese e instrumentação voltadas para nanomateriais, pois oferece uma visão do que há de mais avançado na área”, afirma a professora Jenaina. Os participantes também realizaram uma visita ao Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS), onde foram apresentadas possibilidades de pesquisa, uso multiusuário das linhas de luz, e interações futuras na formação de redes voltadas a microscopias de sonda.
Panmela Oliveira - comunicadora e bolsista Dcom/Fapemig