Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

UFLA começa a receber imagens do satélite GOES-16

Escrito por Samara Avelar | Publicado: Sexta, 04 Agosto 2017 06:10 | Última Atualização: Quarta, 02 Agosto 2017 14:28
O Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (DEG/UFLA) já está recebendo as imagens do GOES-16, satélite meteorológico lançado em missão pela NASA (National Aeronautics and Space Administration) e pela NOAA (National Oceanic Atmosphere Administration), que é considerado hoje o mais poderoso do mundo.  A captação desse material só é possível porque a UFLA é uma das 25 instituições cadastradas no projeto “Geonetcast Americas”, coordenado pelo CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), contando com uma estação de recepção no câmpus universitário. Desde que foi lançada na Flórida (EUA), em novembro de 2016, a missão GOES-16 tem sido acompanhada pelos professores Antonio Augusto Aguilar Dantas, da área de Agrometeorologia, e Elizabeth Ferreira, da área de Sensoriamento Remoto, além do técnico Bruno Vicentini, da área de Automação, que ajudou na instalação do receptor. De acordo com o professor Antonio Augusto Dantas, a UFLA já recebeu imagens de outros satélites anteriormente, mas nenhuma com a qualidade e alta tecnologia do GOES-16. “Este satélite nos fornece imagens a cada 15 minutos, com uma grande precisão de temperatura, umidade, evapotranspiração, chuvas, entre outras informações que são bastante úteis para as nossas pesquisas em agricultura. Além disso, sua localização em órbita nos é favorável: em cima da linha do equador e com foco nas Américas”, explicou. A imagens do GOES-16 são preliminares e estão sendo submetidas a testes para verificação dos sistemas a bordo do satélite. O projeto entra em operação oficialmente em novembro de 2017, quando o satélite alcançará sua posição definitiva, a mais de 35.800 quilômetros do planeta Terra. Uma nova geração de satélites O GOES-16 é o primeiro de uma série de satélites geoestacionários desenvolvidos pela NOAA que permitem imagens muito mais nítidas e definidas. Ele conta com 16 canais espectrais e resolução quatro vezes maior que os atuais projetos do segmento. Os interessados em conhecer mais sobre o projeto podem se inscrever na palestra “GOES-R: o melhor satélite meteorológico já  construído”, que será realizada pelo DEG no dia 22 de agosto, pelo Sistema Integrado de Gestão (SIG). Mais informações pelos emails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. . Veja algumas imagens enviadas pelo GOES-16:  [ngg_images source="galleries" container_ids="862" display_type="photocrati-nextgen_basic_thumbnails" override_thumbnail_settings="1" thumbnail_width="100" thumbnail_height="75" thumbnail_crop="1" images_per_page="25" number_of_columns="5" ajax_pagination="0" show_all_in_lightbox="0" use_imagebrowser_effect="0" show_slideshow_link="0" slideshow_link_text="[Show as slideshow]" order_by="sortorder" order_direction="ASC" returns="included" maximum_entity_count="500"]

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.