Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

UFLA realizou a I Semana da Microbiologia em Lavras

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Segunda, 07 Agosto 2017 09:48 | Última Atualização: Quinta, 03 Agosto 2017 09:58
Com o objetivo de mostrar à sociedade o que é a Microbiologia e de que forma ela está presente no cotidiano, o Núcleo de Estudos em Bioprospecção e Microbiologia Aplicada (Bioma) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizou a I Semana da Microbiologia entre 27 e 30 de julho. O evento foi dividido em três etapas: I Ciclo de Palestras em Microbiologia e suas Aplicações; uma exposição no Espaço Tecnológico do Mercado Municipal de Lavras sobre a Microbiologia e suas Aplicações; e uma exposição lúdica na Praça Dr. Augusto Silva. No I Ciclo de Palestras em Microbiologia e suas Aplicações, realizado no último dia 27, estiveram presentes 55 inscritos, sendo esses alunos de graduação e pós-graduação da UFLA e outras universidades. Dentre os assuntos abordados nas palestras, “o grande potencial ainda não explorados na Microbiologia” foi destaque. De acordo com o professor do Departamento de Biologia (DBI), orientador do Núcleo, Whasley Ferreira Duarte, estima-se que menos de 1% de todas as espécies de micro-organismos é conhecida, logo, ainda há muito que ser explorado e conhecido, principalmente na biotecnologia microbiana. Os dias 28 e 29 de julho foram dias de exposição lúdica sobre a Microbiologia e suas Aplicações no Espaço Tecnológico do Mercado Municipal. Os membros do Bioma, juntamente com o Núcleo de Estudos em Biologia de Fungos (Biofungi), explicaram e demonstraram aos visitantes o que são os micro-organismos e como os mesmos podem ser utilizados. Foram expostos produtos com os quais os membros dos núcleos fazem pesquisas (bebidas fermentadas alcoólicas e não alcoólicas, produtos probióticos, fungos endofíticos promotores de crescimento e produtores de metabólitos de interesse biotecnológico, microalgas, e cogumelos comestíveis), além da visualização em microscópio de lâminas de leveduras e microalgas, e distribuição de cartilhas educativas. A exposição contou com o apoio da Prefeitura de Lavras, da Secretaria Municipal de Assuntos Rurais, e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). No dia 30, foi realizada uma exposição lúdica na Praça Dr. Augusto Silva, no centro de Lavras, sobre o que são os micro-organismos e como eles estão presentes no cotidiano de forma benéfica. Foram expostos diversos materiais, desde placas com meios de cultura contendo micro-organismos até pequenos experimentos, que permitiram a demonstração de forma didática desses benefícios. A exposição contou com o apoio da Prefeitura de Lavras e da Secretaria Municipal da Cultura. "A retribuição foi constatada ao ver o rosto surpreso das pessoas ao descobrirem como esse mundo microbiológico faz parte do dia a dia", comentou o professor Whasley.  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.