Esclarecimentos a respeito do funcionamento do Ambulatório da UFLA
O Ambulatório da Universidade Federal de Lavras (UFLA), localizado no Pavilhão de Aulas 4 (PV4), tem por objetivo atender às demandas de saúde de nível primário, ou seja, que não são emergenciais, mas que necessitam de atenção, como por exemplo, dor de garganta, febre, resfriado e tontura, entre outros.
São realizados, diariamente, mais de 40 atendimentos médicos distribuídos no período da manhã, tarde e noite, agendados conforme triagem realizada durante o acolhimento. Dessas consultas, nove são reservadas para atendimento eletivo; ou seja, para pacientes que necessitam de acompanhamento por determinado período.
A fase de acolhimento se caracteriza pela avaliação, por parte da enfermeira, da gravidade dos sintomas apresentados pelo paciente. De acordo com a classificação, os estudantes serão agendados para atendimento no mesmo dia. O horário de funcionamento é das 07h30 às 11h30 e das 13h às 21h.
A unidade não possui estrutura adequada para situações de urgência e emergência. Por isso, os pacientes que estiverem nesta classificação, devem ir direto para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Lavras.
Além das vagas para atendimento médico, algumas orientações básicas podem ser dadas pela própria enfermeira durante a fase do acolhimento, se esta chegar à conclusão de que os sintomas são passíveis de serem resolvidos.
Segundo a enfermeira Priscila Almeida, "o atendimento inicia-se durante o acolhimento e, caso não seja necessária a consulta médica, a enfermeira passa orientações que podem ser tomadas pelo próprio usuário e que irão auxiliar no tratamento dos sintomas apresentados". Nos casos em que são necessárias consultas com médico especialista ou procedimentos especiais, as enfermeiras realizam o encaminhamento para as localidades específicas.
O médico Silvio Augusto Corsini Menicucci ressalta que o Ambulatório emite receitas e pedidos de exame a pacientes que realizaram consulta na unidade e que estão dentro das classificações descritas acima, o que não inclui alteração em receitas e pedidos de exame já realizados por outros médicos, tampouco prescrição e renovação de receita de medicamentos também prescritos por outros profissionais. Para que ocorra a emissão por parte do Ambulatório da UFLA, é necessário que o paciente passe por avaliação em consulta médica realizada no local.
Parceria para obtenção de medicamentos gratuitos
Com o intuito de estender a assistência prestada, a Universidade também firmou parceria com a Prefeitura Municipal de Lavras para entrega de medicamentos gratuitos para toda a comunidade acadêmica. Agora, as receitas médicas emitidas pela UFLA, tanto nos atendimentos eletivos quanto nos ambulatoriais, serão aceitas pela Farmácia Municipal e pela Farmácia Popular.
Panmela Oliveira - comunicadora e bolsista Dcom/Fapemig