Reitor da UFLA passa a fazer parte da diretoria executiva da Andifes

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quinta, 17 Agosto 2017 07:35 | Última Atualização: Quinta, 03 Agosto 2017 16:41
[caption id="attachment_136426" align="alignleft" width="249"] Membros da nova diretoria eleita durante reunião ordinária do Conselho Pleno da Andifes. Na ocasião, professor Scolforo não estava presente, tendo sido representado no encontro pelo pró-reitor de Planejamento e Gestão, professor João Chrysóstomo de Resende Júnior.[/caption] O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Soares Scolforo, passou a integrar a nova diretoria executiva da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A eleição e a posse da diretoria ocorreram durante a reunião do Conselho Pleno da Andifes, realizada em Natal (RN) em 28/7. Scolforo, que assumiu como 2º vice-presidente, terá sua primeira atuação na condição de pertencente ao quadro da diretoria da Associação. Ele explica que a candidatura não foi programada, mas afirma que o convite para participação foi aceito com a motivação de poder contribuir para a defesa da universidade pública brasileira. “A decisão de participar ocorreu na antevéspera da eleição, após a insistência dos pares. Apesar das muitas demandas e desafios já assumidos com a reitoria, avaliei que, na Andifes, nós teremos a oportunidade de trabalhar, de forma dialógica e incisiva, pela defesa das universidades. A experiência e os muitos contatos já estabelecidos serão diferenciais importantes para os resultados a serem alcançados”, diz. A participação como vice-presidente implica o cumprimento de uma agenda de reuniões quinzenais e outras reuniões extraordinárias para negociações com ministros, comissões do Congresso e outros órgãos de governo. “Como já tenho a rotina de estar em Brasília frequentemente para a negociação em prol de demandas da UFLA, em interlocução contínua com diferentes atores governamentais, a conciliação com as atividades da Andifes será possível”. A nova diretoria tem na presidência o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA) Emmanuel Zagury Tourinho e como 1º vice-presidente o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) José Arimathéia Dantas Lopes. Os suplentes são Rui Vicente Oppermann (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Myrian Thereza de Moura Serra (Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Dezenove itens compõem a agenda de atuação proposta pela chapa vencedora para a nova diretoria executiva da Andifes. Eles incluem temas como o atendimento qualificado às demandas da sociedade, autonomia universitária, diálogos com diferentes atores governamentais, orçamentos 2017 e 2018, consolidação de projetos em andamento, investimento em pesquisa, internacionalização, entre outros. Confira aqui o documento.