Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Estudantes estrangeiros já podem se inscrever para o exame Celpe-Bras

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Quinta, 10 Agosto 2017 12:59 | Última Atualização: Quarta, 09 Agosto 2017 07:44
Já estão abertas as inscrições para a segunda aplicação do exame Celpe-Bras de 2017. O Celpe-Bras é o único certificado de proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, reconhecido oficialmente pelo governo brasileiro, sendo desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação (MEC). Os estudantes estrangeiros da Universidade Federal de Lavras (UFLA) que tenham interesse podem se inscrever pelo site http://celpebras.inep.gov.br/inscricao/ até 23 de agosto. As provas serão realizadas entre 17 e 19 de outubro e ocorrerão, simultaneamente, em todos os postos aplicadores, no Brasil e no exterior. Em Belo Horizonte, os exames podem ser realizados na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e no Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET). A parte escrita do exame será realizada no dia 17 de outubro, às 9 horas. Já a parte oral está prevista para acontecer entre os dias 17 e 19 de outubro, em horário a ser agendado, após o pagamento da taxa de inscrição. A professora Débora Racy Soares, responsável pelas disciplinas de Português como Língua Estrangeira na UFLA,  explica que “o exame tem como objetivo certificar o nível de proficiência do aluno, por meio da avaliação do domínio de suas habilidades na língua-alvo, em situações de uso”. No exame, composto pelas partes oral e escrita, tanto a produção quanto a compreensão em língua estrangeira são avaliadas. “Para efeito de certificação são considerados, em um único exame, quatro níveis de proficiência: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior”, afirma a professora. No ato da inscrição, além dos dados pessoais do candidato, será solicitado o preenchimento de um pequeno questionário, com informações sobre aspectos culturais do Brasil e sobre o aprendizado da língua portuguesa. Após o preenchimento da ficha de inscrição, disponibilizada online, é imprescindível entrar em contato com o Posto Aplicador escolhido para a realização da prova. Para a devida efetivação da inscrição, além do pagamento da taxa para a realização do exame, será necessário enviar comprovante de pagamento e cópia do documento de identificação com foto. O valor da taxa de inscrição varia entre R$180 e R$200, a depender do posto aplicador. Veja a matéria: Aluna estrangeira da UFLA alcançou proficiência em Língua Portuguesa e foi aprovada no exame Celpe-Bras  
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.