Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Professores Bertechini e Ladeira são homenageados pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Terça, 15 Agosto 2017 05:59 | Última Atualização: Quinta, 10 Agosto 2017 09:21
O professor Antônio Gilberto Bertechini, do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (DZO/UFLA), foi homenageado como destaque nacional pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia de Minas Gerais (CRMV-MG) por sua atuação e conduta. Outro homenageado do DZO/UFLA foi o professor Márcio Machado Ladeira, que recebeu honra ao mérito.  Bertechini, formado em Zootecnia pela UFLA (1979), realizou mestrado (1983) e doutorado (1987) na Universidade Federal de Viçosa (UFV), e pós-doutorado na University of British Columbia, no Canadá. Hoje, professor titular da UFLA, com experiência na área de Ciência Animal, com ênfase em Exigências Nutricionais e Metabologia dos Animais, atuando principalmente nos temas: digestibilidade dos nutrientes e energia metabolizável e calorimetria animal, metabolismo das vitaminas e minerais, utilização de enzimas e outros aditivos melhoradores da eficiência das dietas dos animais para aves e suínos, calorimetria animal, nutrição e qualidade de produtos animais. É pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq), membro de conselhos editoriais e revisor de várias revistas científicas indexadas no Brasil e exterior e de associações ligadas a ciência animal ao nível mundial. Autor dos livros Nutrição de Monogástricos e Fisiologia da Digestão de Aves e Suínos, e de capítulos de vários livros ligados à nutrição. Possui mais de 140 trabalhos publicados ligados a nutrição e o metabolismo animal. Ladeira, possui graduação em Zootecnia (1995) e mestrado (1998) pela UFV , doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e pós-doutorado nos EUA pela Purdue University (2013). Atualmente é professor associado da UFLA, atuando na área de Bovinocultura de Corte, com ênfase em Nutrição, Confinamento, Qualidade de Carcaças e Carne, Nutrigenômica e Lipídeos. Também é revisor de periódicos, como: Journal of Animal Science, Meat Science, Animal Feed Science and Technology, Animal Production Science etc. Faz parte da equipe de pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Ciência Animal.  Destaque na Revista Avimig Bertechini, como integrante do Conselho Técnico-Científico da Associação dos Avicultores de Minas Gerais (Avimig) e parceiro da entidade em projetos relacionados à difusão do conhecimento, foi destaque na última edição da Revista Avimig (maio e junho/2017) pela homenagem concedida pelo CRMV-MG e ainda com uma matéria especial sobre a produção de ovos de qualidade para o consumo humano e as técnicas para avaliação do produto de forma prática. Em entrevista à Revista, o professor disse que ensinar é um prazer inesgotável. Colaboração: Revista Avimig

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção