Lançados editais complementares para vagas remanescentes do Programa Institucional de Bolsas
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) divulgou, pelo Sistema Integrado de Gestão (
SIG), editais complementares relativos a programas que fazem parte do Programa Institucional de Bolsas da Universidade Federal de Lavras (PIB/UFLA). Pelos editais, serão selecionados bolsistas para vagas remanescentes, para as quais não houve candidatos excedentes no processo regido pelos editais divulgados em junho (após esgotada a chamada na lista de espera).
Estão contemplados, nessa nova oportunidade, o Programa de Aprendizado Técnico (Proat) e o de Extensão e Cultura (Pibec). De acordo com a Praec, outro edital complementar deve ser divulgado, ainda nesta semana, com projetos da Pró-Reitoria de Graduação (PRG). A vigência da bolsa para os selecionados será de 1º/9/2017 a 31/7/2018.
É importante que todos os estudantes interessados e aptos a participar estejam atentos, porque
não há renovação automática de bolsas. A cada lançamento de edital, mesmo os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica devem se inscrever e cumprir as etapas da seleção. É possível concorrer em mais de um edital, porém é necessário optar por apenas um projeto de cada edital.
Acesso aos editais: SIG/UFLA
Proat
São ofertadas 23 vagas, distribuídas em sete diferentes projetos do Proat. As inscrições devem ser feitas pelo SIG até 21/8*. O período de entrevistas para seleção será de 18/8 a 23/8. Os candidatos devem ler com atenção o edital completo e estar atentos às etapas do processo seletivo, que precisam ser acompanhadas pelos estudantes por meio do SIG. É importante saber que a classificação levará em conta principalmente a classificação de vulnerabilidade, mas o desempenho alcançado nas entrevistas será determinante como critério de desempate. Portanto, o estudante não pode deixar de cumprir todas as exigências do edital para que possa ficar classificado.
Todas as vagas previstas neste edital são destinadas a estudantes classificados em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
O Proat objetiva despertar vocações para a o desenvolvimento técnico e tecnológico entre os estudantes de graduação da universidade; estimular os estudantes a desenvolverem atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e aos processos de inovação; contribuir para a melhoria da qualidade da formação dos estudantes de graduação, oferecendo-lhes oportunidades de conhecimentos e práticas em ambientes além das salas de aulas; contribuir com o desenvolvimento institucional por meio das atividades desenvolvidas, auxiliando a UFLA a cumprir sua missão educacional, gerando conhecimentos e práticas para o avanço da ciência.
Pibec
São ofertadas 12 vagas, distribuídas em nove diferentes projetos de extensão ou cultura. O período de inscrição vai até esta quinta-feira (17/8). Ao acessar o SIG, é necessário preencher formulário de inscrição, apresentar termo de aceite de orientação assinado pelo coordenador do projeto ao qual o estudante tenha interesse, bem como plano de trabalho e comprovante de inscrição no curso
My English Online (inscrição ativa) - ou comprovante do Toefl ITP, válido, com nota superior a 459, ou comprovante de proficiência em inglês. Todos os detalhes sobre a seleção devem ser consultados com atenção no edital completo - o estudante precisa atender a documentações e exigências para que seja efetivamente selecionado. A
s vagas estão abertas a ampla concorrência*.
As bolsas da modalidade Extensão e Cultura buscam contribuir com a formação acadêmica de estudantes da graduação, ao mesmo tempo em que incentivam e contribuem para a viabilização dos projetos de extensão cadastrados junto à Proec.
Algumas informações complementares sobre o PIB/UFLA
O aumento no índice de vulnerabilidade dos estudantes que ingressam na UFLA é uma realidade nos últimos semestres. À medida que a instituição avançou na oferta de vagas destinadas aos cotistas (vindos de escolas públicas), o número de estudantes com maior vulnerabilidade também cresceu. Diante desse cenário, a Praec iniciou uma reestruturação dos critérios de acesso às 1300 bolsas ofertadas pelo PIB/UFLA, dentro de possibilidades contempladas pela
Resolução CUNI 019/2013.
Com o objetivo de garantir maiores chances de acesso aos estudantes de maior vulnerabilidade (índices 0, 1, 2, 3, e assim sucessivamente), o lançamento dos editais de junho destinaram 50% das vagas aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e 50% à ampla concorrência, sendo que os estudantes vulneráveis também puderam concorrer nessa última modalidade, tendo, assim, chances de acesso que ultrapassavam os 50%, levando-se em conta também seu desempenho no processo seletivo. Porém, a classificação específica dentro das vagas reservadas foi feita considerando-se os níveis de vulnerabilidade em escala ascendente (dos mais vulneráveis para os menos vulneráveis).
A pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, professora Ana Paula Piovesan Melchiori, esclarece que o número de bolsas disponíveis no PIB/UFLA não sofreu redução. A maior parte delas foi ofertada pelos editais lançados em junho e pelos editais complementares divulgados agora; outra parte está ocupada por bolsistas que estão em contratos cuja vigência encerra-se em datas posteriores. Há ainda as bolsas já direcionadas a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica ingressantes em 2017/1 (calouros). “Tão logo todas as vagas sejam ocupadas, a partir desses editais complementares, divulgaremos os números gerais com a distribuição das bolsas, de forma que todos possam acompanhar e compreender melhor como está se dando o atendimento às demandas”, diz.
*informações retificadas às 13h36 de 16/8.