Programa Institucional de Bolsas: publicados os editais de Monitoria, Peti, Piblic e Promad

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 04 Setembro 2017 14:58 | Última Atualização: Segunda, 28 Agosto 2017 11:00
A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) informa que estão abertas as inscrições para vagas remanescentes do Programa Institucional de Bolsas na modalidade Promad, Piblic, Peti e Monitoria, destinadas aos estudantes de graduação dos cursos presenciais. As inscrições podem ser feitas até o dia 5/9 pelo SIG. As entrevistas serão realizadas entre os dias 12/9 e 19/9, e a divulgação dos dias e horários de cada candidato será no dia 11/9. O período de vigência das bolsas é de 2/10/2017 a 31/7/2018. Poderão se candidatar às bolsas os estudantes que estejam com matrícula ativa e que já cursaram, no momento da solicitação, no mínimo 5% da carga horária total do previsto para seu curso. Não poderão ingressar no Programa de Bolsas Institucionais estudantes que sejam beneficiários de qualquer tipo de bolsa, institucional ou de outros órgãos, ou, ainda, que possuam vínculo empregatício de qualquer natureza durante o período de vigência do contrato. As bolsas na modalidade Promad são destinadas a estudantes em condição de vulnerabilidade socioeconômica e tem como objetivo oferecer oportunidade para os que possuem perfil e interesse em atuar no desenvolvimento de material didático-pedagógico para atender as demandas do ensino de graduação da Universidade. As vagas estão dispostas da seguinte maneira:
  • 2 vagas para estudantes de todos os cursos para o projeto Câmpus Virtual;
  • 1 vaga para todos os cursos para o projeto Disciplina GEX104 – Cálculo I, ofertada na modalidade a distância;
  • 4 vagas para estudantes do curso de Engenharia de Controle e Automação para o projeto Produção de Material Didático para Controle e Automação;
  • 2 vagas para estudantes do curso de Engenharia de Controle e Automação para o projeto Produção de Material Didático para Informática Industrial.
As bolsas Piblic são exclusivas para estudantes de licenciaturas noturnas em condição de vulnerabilidade socioeconômica e objetiva introduzir os participantes no ambiente da docência na rede pública de educação básica por meio de práticas inovadoras de ensino, pesquisa e extensão. São 15 vagas ofertadas para os cursos de Letras, Pedagogia, Física e Filosofia, distribuídas por programas. Já as bolsas Peti propõem que os estudantes desenvolvam atividades baseadas no ensino, pesquisa e extensão destinadas à aplicação nos cursos de graduação da Universidade. Podem se inscrever estudantes em condição de vulnerabilidade socioeconômica dos cursos de Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura), Medicina, Medicina Veterinária, Zootecnia, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Florestal e todos os cursos de licenciatura. No total, são ofertadas 7 vagas distribuídas por projetos. O programa de Monitoria tem como objetivo complementar a formação acadêmica do estudante na área de seu interesse e proporcionar ao monitor, no momento de interação com os outros alunos, a possibilidade de reforçar os conteúdos já aprendidos. São ofertadas 60 vagas distribuídas em diversas disciplinas da graduação. Para ter conhecimento dos editais completos, acesse aqui.
Panmela Oliveira - comunicadora e bolsista Dcom/Fapemig