Fapemig: Pesquisas vão aprimorar o queijo artesanal
O queijo, parte da cultura e da história de Minas Gerais, é tema da mais recente chamada pública divulgada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Fapemig. O objetivo é financiar propostas de pesquisa que contribuam para promover a sustentabilidade e a melhoria da qualidade em toda a cadeia do queijo artesanal.
As propostas de investigação podem relacionar-se a diferentes linhas temáticas: qualidade do leite para produção do queijo artesanal; processos de higienização; condições de acondicionamento, armazenamento, transporte e comercialização; entre outras. Os pesquisadores interessados têm até o dia 16 de outubro para encaminhar o projeto, que será analisado pelas Câmaras de Assessoramento da Fundação.
Ao todo, R$1 milhão será destinado às propostas aprovadas. O presidente da Fapemig, Evaldo Vilela, destaca algumas particularidades desta chamada. “A expectativa é financiar projetos que tenham aplicação imediata. Por isso, entre as exigências da proposta, está a previsão de parceria com produtores de queijo artesanal de Minas Gerais e de certificação para esses produtores, conforme normas vigentes”.
A chamada pode ser acessada
aqui. Dúvidas podem ser encaminhadas para a Central de Informações da Fapemig pelo e-mail
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Informações da Assessoria de Comunicação Social da Fapemig