Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Equipe da Cafeteria Escola da UFLA recebe capacitação promovida pelo Senar Minas    

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 25 Setembro 2017 07:43 | Última Atualização: Quinta, 11 Fevereiro 2021 07:27

Do dia 11/9 ao dia 15/9, a equipe da Cafeteria Escola CafEsal, por intermédio da mobilizadora regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/Sindicato Rural de Lavras), Nilma Canestri, participou do curso de Classificação e Degustação de Café realizado pelo instrutor do Senar, Rafael Moraes. O treinamento foi realizado na própria cafeteria e teve duração de cinco dias, totalizando 40 horas de aprendizado e conhecimento aos alunos. Após o curso, os alunos capacitados conseguem identificar os defeitos nos grãos de café e classificá-los, além de oferecer uma noção sobre torra e a degustação do café arábica e robusta. Foram discutidos temas pertinentes ao dia a dia da cafeteria e sobre os critérios avaliativos em concursos de qualidade. “Foi minha primeira experiência em participar de um curso como esse. Ter um professor e poder ser instruída de maneira dinâmica e com muita prática foi essencial para fixar a teoria, diferenciar os vários defeitos do café para realizar uma classificação, as nuances e sabores da degustação de cafés, além de tirar várias dúvidas sobre o cultivo e qualidade da bebida, trocando experiências com os colegas de forma divertida ”, comentou a mestranda em Engenharia Agrícola e participante da equipe, Luana Mendes.  A parceria entre a InovaCafé e o Senar não para por aí. Entre os dias 20/9 e 24/9, os membros da Cafeteria participarão de curso de Cafés Especiais,  que vai promover difusão de conhecimento sobre café e cafeicultura de qualidade dentro da Universidade Federal de Lavras (UFLA).   Sobre o Senar O Senar Minas (Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares. Anualmente capacita cerca de 200 mil pessoas nas mais diversas áreas.  Criado no dia 7 de abril de 1993, é uma entidade privada, vinculada à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg). 

Texto e fotos: Mariane Rodrigues de Freitas 

 

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.