Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Maria Elizabeth Zucolotto, famosa "Caçadora de Meteoritos", ministrou palestra na Primavera dos Museus da UFLA

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 27 Setembro 2017 05:55 | Última Atualização: Sexta, 22 Setembro 2017 13:01
Entre as atividades da 11º Primavera dos Museus, que está sendo realizada na Universidade Federal de Lavras (UFLA), nesta quinta-feira (21/9) foi a vez da professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Maria Elizabeth Zucolotto mostrar seus conhecimentos sobre meteoritos. A palestrante, que é também chamada de "Caçadora de Meteoritos", descreveu a trajetória das descobertas desse fenômeno no Brasil desde 1888 e, logo após, guiou os participantes ao Museu Bi Moreira, na exposição cujas peças são de sua própria coleção.  [caption id="attachment_142006" align="alignright" width="249"] Crianças das escolas de Lavras visitaram a exposição de Meteoritos e se deslumbraram com as peças. A visita foi guiada pelo doutorando da USP na área de Meteórica e Astrobiologia, Gabriel Gonçalves Silva.[/caption] Durante a visita guiada, Maria Elizabeth esclareceu sobre como identificar um meteorito. Com as informações descritas no site da pesquisadora, é possível seguir o passo a passo para analisar se a rocha encontrada é de fato um meteorito ou não.  A exposição contou com a colaboração dos trabalhos sobre o Sistema Solar realizados pelos alunos do 5º ano da Escola Municipal Protásio Guimarães, de Bom Sucesso. A programação da Primavera dos Museus continua nesse sábado (23/9), às 19h, com a oficina Festa das Estrelas: observação do céu com telescópios. Guiada pelos professores do Departamento de Física (DFI) José Nogales e Karen Luz, o evento é aberto a toda a comunidade. [ngg_images source="galleries" container_ids="899" display_type="photocrati-nextgen_basic_thumbnails" override_thumbnail_settings="1" thumbnail_width="100" thumbnail_height="75" thumbnail_crop="1" images_per_page="25" number_of_columns="5" ajax_pagination="0" show_all_in_lightbox="0" use_imagebrowser_effect="0" show_slideshow_link="0" slideshow_link_text="[Show as slideshow]" order_by="sortorder" order_direction="ASC" returns="included" maximum_entity_count="500"]
Panmela Oliveira - comunicadora e bolsista Dcom/Fapemig

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.