Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Atividades encerram Primavera dos Museus, e professora avalia evento na UFLA

Publicado: Terça, 26 Setembro 2017 11:29 | Última Atualização: Terça, 26 Setembro 2017 08:37
[caption id="attachment_142053" align="alignright" width="249"] Professores José Nogales e Karen Luz durante palestra sobre meteoritos[/caption] Uma palestra sobre meteoritos, exibição de episódio de documentário e observação dos astros por telescópio enceraram a programação da 11ª Primavera dos Museus na Universidade Federal de Lavras (UFLA), no sábado (23/9). De 18 a 23 de setembro, o Museu Bi Moreira e o de História Natural (MHN) promoveram exposições, apresentações artísticas, palestras, exibições e visitas monitoradas. Os professores José Nogales e Karen Luz, ambos do Departamento de Física (DFI), estiveram na coordenação do evento, que teve como temas mineralogia, meteoritos e astrobiologia. Os docentes são responsáveis pelo projeto "A Magia da Física e do Universo", que expõe experimentos de Física elaborados a partir de material de baixo custo. A professora Karen fez um balanço positivo das ações desenvolvidas na Instituição e acredita que alguns desses trabalhos aproximaram a comunidade dos museus.  “É importante enxergar o museu como um espaço de interatividade, onde você pode procurar conhecimento. Você pode ter acesso ao material que está lá dentro exposto, deixando de ser apenas um observador”, opinou. [caption id="attachment_142054" align="alignleft" width="249"] Observação dos astros no Câmpus Histórico[/caption] Karen Luz acredita também que esses espaços podem receber trabalhos desenvolvidos pela população. Nesse sentido, ela destacou o exemplo de alunos da Escola Municipal Protásio Guimarães em Bom Sucesso (MG). Os estudantes produziram uma maquete representando o sistema solar a partir de informações do projeto “A Magia da Física e do Universo”. Esse experimento, chamado pela docente de “exposição colaborativa”,  foi exibida no MHN, segundo relatou a professora. Karen Luz vê com bons olhos a experiência dos alunos de Bom Sucesso e entende que esso tipo de trabalho pode se estender para outras instituições de ensino de Lavras e região. “Queremos fazer dos museus da UFLA um local de encontro das pessoas, onde elas podem apreciar a arte e a ciência. A ciência ampliar a imaginação e fazer narrativas de histórias”, opinou. 11ª Primavera dos Museus fez parte de uma iniciativa de âmbito nacional criada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Leia também: Exposição “Rochas e Minerais” abre programação da Primavera dos Museus na UFLA – Veja fotos! "Caçadora de meteoritos" ministrou palestra na Primavera dos Museus da UFLA Texto: Rafael Passos - Jornalista/bolsista - Fapemig

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção