Professores do DEG ministraram disciplina na Universidade Nacional da Colômbia
Três docentes do Departamento de Engenharia da UFLA (
DEG) realizaram, no mês de agosto, atividades de internacionalização no câmpus Medelín da Universidade Nacional da Colômbia. Os professores Flávio Alves Damasceno, Gabriel Araújo e Silva Ferraz e Patrícia Ferreira Ponciano Ferraz ministraram a disciplina Bioclimática para Animais e Plantas, entre os dias 15 e 31 de agosto, para graduandos e pós-graduandos em Engenharia Agrícola.
As aulas foram na área de Construções Rurais e Ambiência, referentes a criadouros de aves, suínos e bovinos; e na área de Modelagem Matemática e Computacional, utilizando sistema Fuzzy e geoestatística. Além disso, os professores desenvolveram atividades práticas em uma fazenda do câmpus, onde coletaram dados com sensores de conforto térmico e acústico. “A parceria que buscamos firmar e a produção de artigos científicos são importantes frutos dessa visita”, ressaltou o professor Flávio.
O grupo também se encontrou com o vice-reitor da instituição e coordenador do câmpus, professor John Willian Branch Bedoya, e docentes de outras áreas. Na Colômbia, os professores da UFLA foram recebidos pelo decano de Ciências Agrárias, professor Jairo Alexander Osorio Saraz; Veronica González Cadavid, do Programa de Pós-graduação em Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias; e Lina Marcela Guerra Garcia, responsável pela disciplina. A visita fez parte de uma programação comemorativa aos 150 anos da Universidade Nacional da Colômbia, que inclui o incremento da internacionalização institucional.
Uma
parceria entre a UFLA e a Universidade Nacional da Colômbia vem sendo estudada desde 2015. “No ano que vem, já devemos trazer um estudante da pós-graduação da Colômbia para estudar conosco. Essa parceria, visando à internacionalização, é importante para ambas as instituições”, diz o professor Gabriel.
“Esse tipo de visita possibilita que os professores tenham uma visão diferenciada, ou seja: conheçam o que outras universidades fazem e outros tipos de sistemas agrícolas utilizados. É um enriquecimento pessoal e profissional”, declarou a professora Patrícia.