Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Guia do Estudante avalia UFLA como a 8ª melhor universidade pública do Brasil e 2ª de Minas Gerais

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Domingo, 29 Novembro -0001 20:53 | Última Atualização: Quinta, 28 Junho 2018 16:56
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) está novamente entre as melhores universidades públicas do País na avaliação do Guia do Estudante, publicada nessa segunda-feira (16/10). Desta vez, a Instituição subiu de posição, ficando como a 8ª do Brasil e a 2ª de Minas Gerais. Em sua 27ª edição, o Guia do Estudante mediu a qualidade de 16,7 mil graduações. A avaliação é uma pesquisa de opinião feita, basicamente, com professores e coordenadores de curso. Eles emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas).  Administração (Bacharelado), Administração Pública (Bacharelado), Agronomia (Bacharelado), Ciências Biológicas (Licenciatura), Educação Física (Licenciatura), Engenharia Agrícola (Bacharelado), Engenharia Ambiental e Sanitária (Bacharelado), Engenharia de Alimentos (Bacharelado), Engenharia Florestal (Bacharelado), Medicina Veterinária (Bacharelado), Nutrição (Bacharelado), Química (Licenciatura), Sistemas de Informação (Bacharelado) e Zootecnia (Bacharelado) foram os cursos da UFLA classificados com nota máxima no Guia do Estudante deste ano. O Guia do Estudante é uma das ferramentas mais populares dos vestibulandos na escolha da graduação. Além de constituir um importante instrumento para a seleção do curso e da instituição, o objetivo da avaliação é valorizar e reconhecer a excelência no ensino e fomentar a busca por melhorias. É importante salientar que a premiação busca equalizar a qualidade dos cursos da instituição (que podem ser 5, 4 ou 3 estrelas) com a quantidade oferecida. Para o Guia do Estudante, identificar as melhores universidades não consiste apenas em somar a quantidade de cursos estrelados (ainda que cada estrela tenha um peso diferente), mas sim considerar quanto isso (a qualidade) representa em relação à quantidade de cursos oferecida e avaliada. Assim, foi estabelecida uma fórmula que permite pontuar as instituições, de modo a identificar as melhores. Os componentes desta fórmula foram revistos para 2016, para dar ainda maior importância à premissa da qualidade x quantidade. Para o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, estar novamente no seleto grupo de universidades de excelência e ainda subir duas posições é motivo de imenso orgulho na comunidade acadêmica. “É um reconhecimento merecido para uma comunidade de docentes, técnicos, discentes, e também para a Direção Executiva, que se esmeram ao máximo para ensinar, gerar conhecimentos, tecnologias, inovações, e ainda interagir com a sociedade, fazendo assim uma gestão exemplar. É muito prazeroso para quem dirige a Instituição perceber que a comunidade responde com extremo comprometimento, dedicação e amor à missão de tornar a UFLA uma das melhores instituições do País e também se inserir no mundo como uma universidade qualificada”, destacou o reitor. Leia também: Guia do Estudante: UFLA recebe avaliação máxima em 14 cursos de graduação

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção