Confira os lançamentos das editoras universitárias

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Domingo, 13 Janeiro 2008 22:00 | Última Atualização: Domingo, 13 Janeiro 2008 22:00

“A difícil rota do desenvolvimento: empresários e agenda pós-neoliberal”, Eli Diniz e Renato R. Boschi – Este livro trata do estudo do empresário industrial enquanto ator econômico e político nas etapas mais recentes do capitalismo brasileiro, caracterizadas pelo esgotamento do modelo nacional desenvolvimentista, em face das mudanças da ordem internacional, ocorridas nas décadas de 1980 e1990. Neste sentido, o foco das investigações concentrou-se na análise das formas de reação do empresariado diante do impacto das reformas orientadas para o mercado, que, ao lado da conquista da estabilização econômica, constituíram o traço marcante dos dois governos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 2002. Retoma, assim, essa reflexão, procurando desvendar as percepções e atitudes do empresariado em relação ao primeiro governo Lula, em contraste com as mudanças operadas sob o governo de seu antecessor, que levaram os diferentes segmentos empresariais a um grande esforço adaptativo em termos de sua estrutura de representação de interesses e de suas formas de ação política. (UFMG)

“TV Digital e Produção Interativa – A Comunidade Manda Notícias”, Fernando Crocomo – antever a revolução que a implantação da TV digital provocará no Brasil é um grande desafio para quem não é do ramo, porque implica em compreender, antes da chegada dessa tecnologia, o que mudará no relacionamento entre emissoras e telespectadores. A relação passiva e unilateral em vigor dará lugar a uma interatividade jamais imaginada pelos que inventaram o formato tradicional ou acompanharam a consolidação da televisão como é hoje conhecida. Boa parte das dúvidas, relacionadas tanto à tecnologia quanto aos tipos de programas a serem disponibilizados, poderá ser dirimida com esta leitura. (UFSC)

“Ensino de Zoologia: Ensaios Didáticos”, Elineí Araújo de Almeida – o livro conta com 11 artigos, elaborados individualmente pela autora e em parceria com pesquisadores das Ciências Zoológicas, técnicos-biólogos do DBEZ, docentes do Departamento de Microbiologia e Parasitologia (DMP/CB) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema/UFRN), além de professores da UFPB e da USP. (UFRN)

“Educação Infantil: Políticas e Fundamentos”, Jorge Fernando Hermida (Org.) – é uma coletânea de textos sobre educação infantil organizado com textos escritos por conceituados professores de educação do país, que discutem sobre todos os aspectos que envolvem a educação infantil, a partir de experiências desenvolvidas no nordeste brasileiro. (UFPB)