Núcleo de Estudos Libertas comemora um ano de atuação

Escrito por Karina Mascarenhas | Publicado: Domingo, 29 Novembro -0001 20:53 | Última Atualização: Quinta, 28 Junho 2018 16:56
O Núcleo de Estudos em Teorias Liberais e Libertárias – Libertas do Departamento de Direito da Universidade Federal de Lavras (DIR/UFLA) promoveu na última semana o evento “Um ano de Liberdade - Libertas” em comemoração a um ano de atuação do núcleo. Realizado no Salão Nobre da Biblioteca da UFLA, o evento reuniu cerca de 160 participantes e sua programação contou com quatro palestras. Além disso, houve sorteio de livros entre o público presente. Durante a sessão de abertura, o estudante de Direito e fundador do núcleo Gilberto Bergamin ressaltou que o núcleo tem o objetivo de plantar a culturalidade dentro do câmpus universitário. Gilberto também fez considerações a respeito das atividades realizadas durante o primeiro ano do núcleo. “Nós participamos e realizamos grandes eventos. Passaram pelos nossos encontros mais de mil pessoas. Realizamos palestras, debates e cine clubs. Conselheiros nossos foram treinados em São Paulo e Belo Horizonte. Tudo isso para capacitar e atestar que uma ideia só pode ser bem defendida se ela for bem embasada”. Logo após, houve a primeira palestra denominada “Liberalismo e Política uma combinação possível?”, ministrada pelo engenheiro eletricista Léo Mesquita e pelo médico Bernardo Ramos. A segunda com a temática “Dimensão Social na política liberal” contou com o professor e coordenador do núcleo Ricardo Teixeira do DIR. Já a terceira “BITCOIN - Uma introdução a moeda digital” foi feita pelo estudante de Economia da Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ) Danilo Hage. Por fim, a palestra “Tutela no Patrimônio Cultural - A visão libertária”, realizada pelo professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Carlos Magno. O Clube Libertas foi criado em setembro de 2016 e é coordenado pelo professor Ricardo Teixeira (DIR). Comprometidos com os ideais de liberdade, o grupo ficou entre os três finalistas na categoria Grupo de Estudantes do Ano na premiação Libertycon Brasil 2017 promovida pela Students for Liberty Brasil neste mês. Veja mais em: Núcleo de Estudos Libertas concorre a prêmio de melhor Grupo do Ano pelo Students for Liberty Brasil [ngg_images source="galleries" container_ids="914" display_type="photocrati-nextgen_basic_thumbnails" override_thumbnail_settings="1" thumbnail_width="100" thumbnail_height="75" thumbnail_crop="1" images_per_page="25" number_of_columns="5" ajax_pagination="0" show_all_in_lightbox="0" use_imagebrowser_effect="0" show_slideshow_link="0" slideshow_link_text="[Show as slideshow]" order_by="sortorder" order_direction="ASC" returns="included" maximum_entity_count="500"] Luciana Tereza - estagiária Dcom/UFLA.