Reta final para o Enem: alunos do Pré-Uni da UFLA participam de aulas preparatórias especiais

Escrito por Karina Mascarenhas | Publicado: Domingo, 29 Novembro -0001 20:53 | Última Atualização: Quinta, 28 Junho 2018 16:56
Os estudantes do cursinho pré-vestibular da Universidade Federal de Lavras (Pré-Uni) participam, entre os dias 27/10 e 9/11, de atividades preparatórias na reta final para o Enem. Ao todo, 54 alunos assistem às aulas com dicas especiais, ministradas por professores convidados de diferentes áreas. O Pré-Uni é oferecido gratuitamente pela UFLA em parceria com a Prefeitura Municipal. Iniciado há 13 anos, o projeto começou atendendo a 50 alunos e, em 2017, ofertou o seu maior número de vagas: 200. Ao longo deste tempo, cerca de 3500 estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica oriundos de escolas públicas já foram beneficiados. A aluna Maria Vanessa de Oliveira disse que escolheu fazer o Pré-Uni devido ao fato de ser oferecido por uma universidade pública reconhecida mundialmente. "Dessa forma, tive a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a universidade que pretendo ingressar", afirmou. Já a estudante Geovana de Souza Mendonça contou que ingressou no cursinho por ser gratuito e que as aulas a auxiliaram muito no aprendizado de temas que ainda não tinha visto no Ensino Médio, mas geralmente cobrados no Enem. "Os professores são muito responsáveis e comprometidos com o nosso estudo",  concluiu. Reta final com professores convidados O professor Marcelo Alves veio voluntariamente de Belo Horizonte para a aula de História. Em sua fala, abordou os 500 anos da Reforma Protestante e a Revolução Russa, "temas bem prováveis de serem citados na prova do Enem" - ressaltou o professor.  Para o professor de Ciências e Biologia, Rodrigo Gomes, "é uma honra voltar para ministrar uma aula no cursinho onde fui professor durante a minha graduação", contou.   Entre os dias 27/10 e 1/11 as aulas foram conduzidas pelos professores:
  • Lílian Aparecida de Oliveira - professora de Filosofia colaboradora do Pré-Uni;
  • Luiz Fernando de Oliveira - professor de Sociologia no Unilavras, Fagammon e Gammon;
  • Ari Cardoso da Costa - professor de Gramática da Língua Portuguesa e Redação na Escola Gralha Azul e na rede municipal de ensino de Lavras;
  • Francisco José Ferreira - professor de Geografia na rede particular e pública e em cursinhos pré-vestibulares de Lavras e região;
  • Giovani Joaquim Silva - professor de Geografia no Colégio Nossa Senhora de Lourdes; e
  • Marcelo Alves de Paula - professor de História na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Na próxima semana, os temas serão abordados pelos professores:
  • Glaucia dos Santos - estudante de Matemática na UFLA e professora em cursinho pré-vestibular;
  • Fernando Luiz de Lima Domingo - estudante de Física na UFLA e pesquisador na área de História e Filosofia da Ciência e suas implicações no ensino de Ciências com enfoque no ensino de Física;
  • Alexandre Bogdonas Henrique - professor de Física com doutorado em Ensino de Ciências;
  • Rodrigo Gomes de Pádua - professor de Ciências e Biologia no Colégio Nossa Senhora de Lourdes e ex-professor no Pré-Uni;
  • Wellington Donizet Ferreira - professor de Biologia no Pré-Uni e mestrando em Entomologia pela UFLA;
  • Renato Saldanha Bastos - professor de Química colaborador do Pré-Uni.

Panmela Oliveira - comunicadora e bolsista Dcom/Fapemig