Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Reunião na UFLA discute mudanças na avaliação dos programas de pós-graduação da Capes

Escrito por Karina Mascarenhas | Publicado: Domingo, 29 Novembro -0001 20:53 | Última Atualização: Quinta, 28 Junho 2018 16:56
Em uma reunião na manhã desta sexta-feira (10/11) na UFLA, o Coordenador da área de Ciências Agrárias da Capes, professor Luiz Carlos Federizzi, juntamente com o Pró-Reitor de Pós Graduação (PRP), professor Rafael Pio, falou sobre as recentes  mudanças que ocorreram  na Avaliação Quadrienal dos programas de pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Professores e secretárias da área de Ciências Agrárias I participaram do encontro, quando puderam esclarecer dúvidas sobre a Plataforma Sucupira, utilizada pela primeira vez como fonte de dados. De acordo com professor Federizzi, com a ajuda desta tecnologia, a  avaliação dos programas de Pós Graduação foi facilitada As áreas da CAPES  gastavam muito tempo nas outras  avaliações. Agora, o avaliador tem tempo para entrar na plataforma Sucupira e ler todas as informações do programa, principalmente a proposta, o planejamento para o futuro, o equilíbrio do número de projetos, a produção intelectual, defesas e  dimensão do corpo docente entre as linhas de pesquisa e áreas de concentração do programa, bem como a aderência das publicações em relação a linha de pesquisa, e a área de ciências agrárias 1 e a formação discente, principalmente pelas disciplinas ofertadas .” A mudança implementada trouxe uma análise qualitativa dos programas, como explica o pró-reitor Rafael Pio “Os dados são carregados na plataforma Sucupira. Com isso, a produção intelectual que no passado tinha que ser quantificada pelos avaliadores, agora chega pronta. Assim, os programas e os consultores têm tempo para avaliar a qualidade do programa e a evolução que teve ao longo dos quatro anos.” Os critérios de avaliação dos programas consideram cinco quesitos: proposta do programa, corpo docente, corpo discente, produção intelectual e inserção social. Outra mudança na avaliação da Capes foi o período de avaliação, que antes era realizado a cada 3 anos, passou a abranger quatro anos. Avaliação Quadrienal 2017 A Avaliação Quadrienal 2017 apontou um crescimento de 25% da pós- graduação brasileira nos últimos quatro anos. Na Universidade Federal de Lavras (UFLA), o número de programas 6 e 7, que recebe o auxílio Proex, aumentou. Além disso, dois programas conseguiram a nota máxima 7 nesta avaliação. O pró-reitor comenta os resultados: “De uma forma geral os cursos da UFLA foram bem avaliados. Já estamos trabalhando desde o dia em que saiu o resultado, pensando na avaliação em 2021. Afinal, o quadriênio já começou.” Texto e fotos - Karina Mascarenhas, jornalista bolsista Dcom/Fapemig

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.