Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

UFLA na Mídia: pesquisas sobre óleos e extratos vegetais como novos larvicidas naturais são destaques em Revista

Escrito por Karina Mascarenhas | Publicado: Domingo, 29 Novembro -0001 20:53 | Última Atualização: Quinta, 28 Junho 2018 16:56
A última edição da Revista Ecológico, publicada em outubro, destaca as pesquisas que têm sido desenvolvidas pelo Laboratório de Óleos Essenciais do Departamento de Química da Universidade Federal de Lavras (DQI/UFLA), sob a coordenação da professora Maria das Graças Cardoso.   A reportagem intitulada Suprassumos Naturais, fala sobre a produção de óleos essenciais no Brasil e como pesquisas da UFLA prevê seu uso no desenvolvimento de novos larvicidas naturais. Em sua entrevista, a professora Maria das Graças fala sobre as parcerias entre os departamentos da universidade para elaboração dos estudos, com destaque para a atual colaboração com pesquisadores da Fiocruz e da Universidade Federal de Alfenas, para o desenvolvimento de estudos sobre a ação desses óleos sobre o Trypanosoma cruzi (parasita da Doença de Chagas). Os óleos essenciais são usados na culinária, na fabricação de medicamentos fitoterápicos, em cosméticos e na agricultura. De acordo com a revista, dados da Associação Brasileira da Indústria de Óleos Essenciais, Produtos Químicos Aromáticos, Fragrâncias, Aromas e Afins (Abifra), mostram que atualmente 42 empresas fornecem insumos para as cadeias produtoras de cosméticos, saneantes, alimentos e bebidas. Confira aqui a reportagem na íntegra. Karina Mascarenhas- jornalista, bolsista Dcom/Fapemig.