Professor Moacir Pasqual foi indicado para coordenador da área de ciências agrárias da Capes

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 21 Janeiro 2008 22:00 | Última Atualização: Segunda, 21 Janeiro 2008 22:00

O professor Moacir Pasqual, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia foi designado pela Portaria 006/08 do Presidente da Capes, professor Jorge Almeida Guimarães, para exercer por um período de três anos (janeiro de 2008 a dezembro de 2010) a função de coordenador da Área de Ciências Agrárias I.

A designação foi feita a partir de lista preparada pelo Conselho Superior da Capes com base em consulta aos Coordenadores de Curso. A Área de Ciências Agrárias I conta com 161 programas de pós-graduação que oferecem 100 cursos de doutorado (DS), 156 cursos de mestrado (MS) e 4 cursos de mestrado profissional (MP), distribuídos em três áreas de avaliação: Agronomia (78 DS, 124 MS e 3 MP), Engenharia Agrícola (10 DS e 14 MS) e Recursos Florestais e Engenharia Florestal(12 DS, 18 MS e 1 MP).

O coordenador de área é um consultor de alto nível designado para auxiliar a Capes no planejamento e execução de suas atividades e na coordenação da participação de consultores acadêmicos junto a esta entidade, respondendo pelas atividades de avaliação da pós-graduação correspondente à área de conhecimento para a qual foi designado.

Entre as atribuições de um coordenador de área da Capes destacam-se:

i.Colaborar no debate e definição da política nacional de desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação dentro da perspectiva mais ampla das necessidades e interesses nacionais e, nesse contexto, do desenvolvimento da pós-graduação em sua área;

ii.Subsidiar os Diretores da Capes na seleção de consultores científicos qualificados, observadas as orientações para tal fim estabelecidas;

iii.Coordenar a atuação das comissões e grupos regulares de consultores correspondentes a seu campo de competência, assegurando o cumprimento das normas em vigência e das recomendações ou resoluções dos colegiados superiores da Capes;

iv.Apresentar à Diretoria de Avaliação, nos prazos e com os conteúdos básicos fixados, os documentos requeridos para a fundamentação e organização dos processos de avaliação em sua área, de acordo com as normas e instruções para esse fim baixadas;

v.Manter os membros do Conselho Técnico-Científico (CTC) que representam sua grande área ou grandes áreas afins devidamente informados sobre questões relativas a processos, propostas ou solicitações vinculadas ao seu campo de competência, para respaldar a atuação destes junto ao referido colegiado.

Para o pró-reitor de pós-graduação da Ufla,professor Joel Augusto Muniz 'a nomeação do professsor Moacir foi merecida, pois trata-se de um profissional com experiência consolidada e expressiva produção científica. É Prof. Titular do Departamento de Agricultura, atuando nas áreas de Cultura de Tecidos e Fruticultura. Já orientou 40 dissertações de mestrado e 16 teses de doutorado. É pesquisador 1A do CNPq e líder de grupo de pesquisa. A pós-graduação da Ufla com 14 programas na área de Ciências Agrárias I sente-se valorizada com a ida do prof. Pasqual para a Capes. Ele dará continuidade ao trabalho de valorização da área, iniciado pelo coordenador anterior, professor José Oswaldo Siqueira, atualmente na diretoria do CNPq'.