Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitopatologia aprova projeto em Edital da Capes

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 21 Janeiro 2008 22:00 | Última Atualização: Segunda, 21 Janeiro 2008 22:00

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia/ Fitopatologia aprovou em dezembro de 2007 um projeto no valor de R$ 165.908,00, no Edital Pró-Equipamentos 01/2007 da Capes. O projeto intitulado 'Aquisição de sistema de microscopia de epifluorescência com spinning disk confocal e base para microscopia laser confocal' está sob a coordenação do professor Vicente Paulo Campos. O equipamento será instalado na unidade multiusuária da Ufla “Laboratório de Microscopia Eletrônica e Análise Ultra-Estrutural da Ufla (LME)” e estará disponível para todos docentes e estudantes de pós-graduação dos diversos programas interessados.

O sistema permitirá a obtenção de imagens 3D de materiais vegetais e animais com fluorescência natural, com corantes fluorescentes, com anticorpos fluorescentes e de materiais modificados com genes fluorescentes como o da GFP (Green Fluorescent Protein).

Para o pró-reitor de pós-graduação, professor Joel Augusto Muniz 'este moderno sistema abrirá um novo campo de pesquisa para a pós-graduação da Ufla, pois permitirá a consolidação do LME como centro de referência multiusuária na área de microscopia. O edital apoiou a recuperação, modernização e suprimento da necessidade de equipamentos destinados à melhoria da infra-estrutura científica e tecnológica dos cursos de pós-graduação, exigindo-se uso compartilhado por diferentes grupos de pesquisa, visando a perspectiva de alavancar dois ou mais programas de pós-graduação. O projeto aprovado trouxe para a Ufla recursos equivalentes ao montante alocado pela Capes, no ano de 2007, para todos os 19 programas de pós-graduação, no programa PROF'.

A unidade LME localizada no Departamento de Fitopatologia, coordenada pelo professor Eduardo Alves atende a 12 programas de pós-graduação da Ufla. Nos últimos quatro anos foram desenvolvidas no LME 64 teses/dissertações, 8 monografias de graduação e treinados 238 usuários em cursos de extensão.

Atualmente estão em andamento 34 projetos de tese e dissertação. O novo sistema irá se juntar aos demais equipamentos da unidade aprimorando as condições de desenvolvimento das pesquisas, melhorando o nível das dissertações/teses da área com reflexos positivos nas publicações de artigos dos próximos anos.