Da sala de aula para as práticas empresariais: disciplina do curso de Administração tem proposta inovadora

Escrito por Karina Mascarenhas | Publicado: Terça, 21 Agosto 2018 16:21 | Última Atualização: Terça, 21 Agosto 2018 16:24

Colocar a mão na massa e propor soluções para problemas reais das empresas, essa é a proposta da disciplina Laboratório Integrador do curso de Administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Com um formato inovador, a disciplina tem como principal objetivo colocar em prática as ferramentas administrativas aplicadas em empresas reais escolhidas pelos estudantes.

Todo processo é acompanhado e orientado por uma equipe de cinco professores do Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA), das áreas de finanças, gestão de pessoas, marketing e produção. Os grupos desenvolvem um projeto que vai desde observar os maiores problemas nas empresas até a proposição de melhorias em diversas áreas.

Ao final da disciplina, a análise e as soluções são apresentadas pelos estudantes em um evento, como o que ocorreu nesta terça-feira, 30/1, no Bloco II do DAE/UFLA. Estiveram presentes os professores/orientadores da disciplina André Luis Ribeiro Lima (Finanças), Luiz Henrique de Barros Vilas Boas (Marketing e Comportamento do Consumidor), Maria Cristina Angélico Mendonça (Gestão de Processos, OSM e Logística), Paulo Henrique Leme (Empreendedorismo, Vendas e Consultoria Empresarial) e Mônica Carvalho Capelle (Gestão de Pessoas). Além disso, outros docentes do Departamento foram convidados a assistirem e participarem de uma mesa redonda ao final para compor as discussões e enriquecer o debate entre os participantes.

Segundo o professor Paulo Henrique Leme, a disciplina tem sido uma experiência muito bacana, porque “há compartilhamento de experiência entre os estudantes, mas principalmente entre os cinco docentes envolvidos nas avaliações dos projetos. Essa troca envolve não somente nossas experiências como professores, mas também das metodologias. Tem sido um crescimento profissional muito grande, além da união entre a gente”. Ele ainda ressalta que a expectativa é de tornar mais duas aulas em modelo de laboratório, uma focada na área de marketing e outra na área de empreendedorismo, tornando o curso mais dinâmico e promovendo a integração.

Na oportunidade, o docente Luiz Henrique complementou que “a proposta futura é de que todos os professores do DAE/UFLA participem da disciplina em um modelo de rodízio entre os semestres, gerando uma contribuição mais efetiva ao curso e à disciplina”.

A disciplina, que é ofertada desde o semestre 2017/1, é obrigatória do curso de Administração mas espera-se que abram oportunidades para outros cursos da Universidade.

Mayara Toyama- estagiária Dcom/UFLA