Cotações dos grãos sustentam renda no campo em janeiro

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 22 Janeiro 2008 22:00 | Última Atualização: Terça, 22 Janeiro 2008 22:00

Os indicadores da economia rural sinalizaram melhoria no campo, no primeiro mês do ano de 2008. Conforme dados levantados pelo Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/Ufla), por meio dos cálculos dos Índices de Preços Agrícolas, o índice que mede a renda do setor agropecuário foi superior ao que estima os custos de produção.

Em janeiro, o Índice de Preços Recebidos (IPR) pela venda dos produtos do setor rural teve aumento de 9,56%, puxado pelas cotações dos grãos, principalmente o feijão, que teve alta, para o produtor, de 22,76% e o milho, cuja variação do preço recebido foi de 16,94%. Também contribuiu para a alta da renda agrícola no mês a alta do café, cujo preço pago aos cafeicultores aumentou 6,12%.

No caso do setor leiteiro, os pecuaristas receberam 10,41% a mais pela venda do leite fluido tipo C, enquanto não houve alteração no preço recebido pelo leite tipo B. E o preço a arroba do boi gordo aumentou, para o produtor, 6,67%.

Os hortifrutigranjeiros também tiveram alta em janeiro, ficando mais caro no campo, em média, 17,34%, puxados pelas altas do quiabo (100,0%), do tomate (78,57%), da abobrinha (45,83%), da beterraba (25,0%) e da banana (25,0%).

A pesquisa do DAE/Ufla faz o levantamento mensal de 42 produtos e 187 insumos agropecuários.

Janeiro de 2008 foi o mês em que os preços médios dos insumos agrícolas ficaram em 0,51%, resultado do Índice de Preços Pagos (IPP) por esses insumos. Entre os itens pesquisados, as maiores altas estão ligadas aos setores de rações (6,18%), sementes e mudas (14,25%), inseticidas (3,41%) e vacinas (4,51%). Entre os insumos que tiveram quedas de preços no mês, estão adubos (-4,94%), fungicidas (-6,69%) e manutenção de equipamentos, queda de 6,2%.