Pedagogia Bilíngue/UFLA: divulgada a primeira chamada
O Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines/MEC) divulgou, nesta sexta-feira (9/2), o resultado da primeira chamada do processo seletivo do curso de Pedagogia Bilíngue – Licenciatura EAD, para ingresso no primeiro semestre de 2018. (Confira o resultado aqui).
A UFLA é um dos 12 polos no Brasil a oferecer a modalidade. São 390 vagas, distribuídas entre as Instituições de Educação Superior. Concorreram candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM em uma das três últimas edições (2015, 2016 ou 2017).
O curso bilíngue de Pedagogia na modalidade EaD foi concebido dentro do “Plano Nacional dos Direitos da Pessoal com Deficiência – Viver sem Limites”. A responsabilidade pela implementação do projeto é do Ines, assumida a partir de um convite do Ministério da Educação (MEC).
Em dezembro de 2017, o curso venceu o Reimagine Education 2018, prêmio que é considerado o “Oscar” da Educação Mundial. Além de conquistar o primeiro lugar na categoria “Educação Híbrida”, quando o curso é ofertado misturando as duas modalidades, online e presencial, o projeto brasileiro alcançou a primeira colocação na categoria geral, com a proposta mais inovadora nas áreas de tecnologia e educação do mundo.
Matrícula
Os 30 candidatos selecionados para o polo da UFLA deverão realizar a matrícula na Diretoria de Educação a Distância, Núcleo de Educação Continuada (NEC), no câmpus histórico, entre os dias 20 e 21/02 (8h às 11h e 14h às 17h).
No ato da matrícula, o candidato deverá apresentar cópia simples dos seguintes documentos:
- Comprovante de conclusão do Ensino médio - Histórico Escolar e Certificado de Conclusão, ou declaração de conclusão do ensino médio, acompanhada do Histórico Escolar;
- Certidão de nascimento ou de casamento;
- Carteira de identidade (RG) ou CPF;
- Comprovante de endereço com CEP;
- Uma foto 3x4 recente;
- Certificado de Reservista, atestado de alistamento militar ou atestado de matrícula em CPOR ou NPOR, para os brasileiros maiores de 18 anos do sexo masculino;
- Título de Eleitor, para os brasileiros maiores de 18 anos;
*Os candidatos surdos devem entregar todos os documentos requeridos acima, juntamente com laudo médico comprobatório de surdez, contendo assinatura, carimbo e CRM do médico, acompanhado do exame de audiometria realizado nos últimos seis meses.
A falta de qualquer um dos documentos exigidos implicará a perda do direito à matrícula.
Os candidatos aprovados deverão realizar a matrícula pessoalmente ou representado por outra pessoa mediante procuração simples, acompanhada da documentação exigida.
No edital em Libras tem detalhes da matrícula: https://www.youtube.com/watch?v=fRB9TlXHzQU