Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Núcleo de Educação da Infância: realizada a primeira reunião com responsáveis pelas crianças matriculadas na instituição

Escrito por Samara Avelar | Publicado: Sexta, 17 Agosto 2018 14:16 | Última Atualização: Quarta, 22 Agosto 2018 15:13

O Núcleo de Educação da Infância (Nedi/UFLA) realizou, em 31/1, a primeira reunião com os responsáveis pelas crianças matriculadas na instituição para o ano letivo de 2018.  Durante o encontro, ocorrido no anfiteatro 2 da Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino (Dade), foram apresentadas a equipe da escola, sua proposta pedagógica e normas de funcionamento. Também esteve presente a pró-reitora Adjunta de Graduação, professora Ana Carla Marques Pinheiro. 

As famílias tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a organização do Nedi e estabelecer o primeiro contato com as professoras que irão cuidar e educar seus filhos na instituição escolar. A equipe do núcleo enfatizou que sua proposta pedagógica “é a valorização do brincar e das interações, por meio da cultura em suas diversas manifestações, ressaltando o compromisso em propor práticas educativas que respeitem as crianças como sujeitos de direitos e de sentimentos.”

Sobre o Nedi

O Nedi é resultado de uma soma de esforços e do trabalho de gestores, professores e técnicos administrativos da UFLA para desenvolver, no Câmpus Universitário, uma Educação Infantil pública, inclusiva e de qualidade.

Criado em 2017, abrange o trabalho educativo com bebês e crianças da creche e da pré-escola, que compõem a Educação Infantil, compreendida como primeira etapa da Educação Básica, permitindo que crianças residentes em diversos bairros do município de Lavras possam ser contempladas. O projeto está vinculado à Pró- Reitoria de Graduação (PRG).

Para o período letivo de 2018, que tem início em 19/2, foram disponibilizadas 70 vagas para crianças de 3 e 4 anos. O preenchimento ocorreu por meio de um sorteio público, realizado em 13/12/17, seguindo a metodologia utilizada pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União.

A estrutura organizacional do Núcleo é composta por: Coordenação Geral, Assessoria Pedagógica, Secretaria, Colegiado da Educação Infantil, corpo docente e equipe de estagiários e auxiliares em serviços educacionais. Conta também com o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Infâncias e Educação Infantil – Nepi – que possui como participantes: professoras que atuam no Nedi, e estudantes de graduação e pós-graduação.

A equipe ressalta, ainda, que a parceria e a cooperação entre a comunidade e a UFLA são componentes essenciais para o sucesso que se espera do trabalho que está sendo iniciado no núcleo, que terá como marcas “a afetividade, o aconchego e o respeito ao ser criança.”

 

[ngg_images source="galleries" container_ids="935" display_type="photocrati-nextgen_basic_thumbnails" override_thumbnail_settings="1" thumbnail_width="100" thumbnail_height="75" thumbnail_crop="1" images_per_page="25" number_of_columns="5" ajax_pagination="0" show_all_in_lightbox="0" use_imagebrowser_effect="0" show_slideshow_link="0" slideshow_link_text="[Show as slideshow]" order_by="sortorder" order_direction="ASC" returns="included" maximum_entity_count="500"]

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.