Expocafé 2008 aumenta área para a locação de estandes

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Domingo, 27 Janeiro 2008 22:00 | Última Atualização: Domingo, 27 Janeiro 2008 22:00

A UFLA - Universidade Federal de Lavras estará promovendo a 11ª EXPOCAFÉ no período de 18 a 20 de junho deste ano na Fazenda Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) – no município de Três Pontas – MG e anuncia aumento da área de estandes e novidades.

Desde o final da Expocafé em 2007, já era anunciado o interesse dos expositores em garantir seu espaço para este ano, o que esgotou imediatamente a locação dos estandes e plots. Para garantir a permanência dos expositores e ampliar o número de parceiros na feira, foi preciso aumentar o espaço, ampliar a área de grandes animais, modificar o estacionamento e expandir o número de dinâmicas de campo.

A EXPOCAFÉ é a única feira de exposição do Agronegócio Café, registrada no Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras, uma síntese das principais feiras e exposições do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do ano de 2008.

Como nas edições anteriores, a feira conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Três Pontas, EMATER, EPAMIG, IMA, SEBRAE e cooperativas como COCATREL e UNICOOP.

Durante esses três dias, as atenções dos mercados cafeeiros nacional e internacional se voltam para a EXPOCAFÉ, que vem obtendo recorde de público e negócios a cada ano.

São esperadas várias autoridades para a abertura da feira que deverão também participar de palestras e debates junto aos expositores e visitantes. A feira oferece a possibilidade de estreitar relacionamentos entre diversas cadeias do setor produtivo, troca de experiências, mostras de inovações tecnológicas e negócios.

Atividades
Para esta edição, a EXPOCAFÉ anuncia aumento das atividades de campo, com demonstrativos de defensivos e de fertilizantes, áreas de culturas, dinâmica de máquinas no campo que transportam para o cafezal da Fazenda da EPAMIG, estudantes, cafeicultores, profissionais interessados que aplicam os conhecimentos ali adquiridos em suas propriedades. O objetivo da feira é levar aos empresários rurais tecnologias disponíveis e essenciais à competitividade e sustentabilidade do sistema produtivo e mostrar aos visitantes e interessados, as diferentes oportunidades no agronegócio café.

Ao visitar a EXPOCAFÉ, o produtor rural certamente encontrará a maior diversidade em produtos e serviços para sua propriedade e lavoura. Poderá conhecer técnicas e novidades para secagem do café, melhorias do solo, fungicidas, adubação. Encontrará trituradoras, arruador de café, tratores, peças e implementos, sacarias e técnicas de produção, abanadores de café, lavadores mecânicos, despolpadores, além de vestuário, utensílios, veículos, produtos de construção civil, perfumaria e muito mais.

O cafeicultor conhecerá as novidades para o controle de pragas e doenças do cafezal. Encontrará também soluções ecologicamente corretas como insumos orgânicos, biológicos e alternativos.

Estudantes e caravanas
Os organizadores estão desenvolvendo para esta edição, um acompanhamento aos estudantes que chegam em caravanas de várias localidades e de várias faixas etárias, de vários colégios e escolas técnicas. Eles contarão com a presença de técnicos, professores e orientadores durante a visitação, recebendo esclarecimentos técnicos e didáticos sobre os produtos e as dinâmicas em exposição. É a contribuição da EXPOCAFÉ para os futuros consumidores e produtores do agronegócio café.

Negócios e palestras
Uma grande promessa de bons negócios durante a EXPOCAFÉ, além da diversidade de produtos nos estandes, é a presença do SEBRAE/MG que anuncia para este ano, a duplicação do estande para a Rodada de Negócios, que na edição anterior superou R$60 milhões durante os três dias. Como na edição anterior, a EXPOCAFÉ estará disponibilizando um circo/estande para palestras e debates, buscando maior integração e divulgação de idéias, propostas e apresentação de produtos.

Sabores e brindes
Está sendo esperado um público superior a 40 mil pessoas. Quem visitar a EXPOCAFÉ estará concorrendo a sorteios de brindes além de poder degustar e aprender as deliciosas receitas produzidas pela Cozinha Experimental do SENAC, do Centro de Formação Profissional de Varginha e experimentar a grande variedade de café servido com os mais diversos complementos em todos os estandes, como bolos, biscoitos, tortas.

Garota EXPOCAFÉ
Uma das novidades apresentadas durante a EXPOCAFÉ/2008 será a eleição da “Garota Expocafé”. Trata-se de um evento social que tem como objetivo maior integração entre os municípios participantes, que terão a oportunidade de divulgar seus costumes e negócios, em momento de entretenimento, beleza e descontração. Mais detalhes sobre o evento e o regulamento estarão disponíveis no site www.expocafe.com.br.

No ano de 2007, foram contabilizados cerca de R$112 milhões em negócios e um público de 30 mil pessoas. A feira, com entrada franca, não tem fins lucrativos.

Para maior facilidade de escolha das últimas unidades de estandes, o interessado deve fazer contato pelo telefone: (35) 3829.1674, com a secretaria da EXPOCAFÉ, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Mais informações no site www.expocafe.com.br.