Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Aluno da UFLA vence a primeira edição do Concurso Nacional de Fotografia para Estudantes de Direito – tema abordou direitos das pessoas com deficiência

Escrito por Samara Avelar | Publicado: Terça, 24 Abril 2018 16:48 | Última Atualização: Quinta, 23 Agosto 2018 12:42
O estudante Luiz Henrique Soares (UFLA),
premiado com o 1º lugar no concurso, e os
professores Gustavo Ribeiro e Thaís Sêco

O discente do 5º período de Direito da UFLA, Luiz Henrique Soares de Jesus, conquistou o primeiro lugar no I Concurso Nacional de Fotografia para Estudantes de Direito, que teve como tema a “Convenção Internacional sobre Direitos da Pessoa com Deficiência: O Olhar Fotográfico como Parâmetro”. Luiz foi vencedor com o autorretrato “O cerne da superação é a ânsia por se libertar”. Os estudantes Joicy Baraibar, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), e Felipe Sakai, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), também foram premiados com as fotografias “Queda da Discriminação” e “Sombra de Marinéia”, respectivamente.

O concurso foi promovido pelo Laboratório de Bioética e Direito (LABB) da UFLA. As fotografias inscritas foram julgadas e classificadas por docentes de diversas instituições e profissionais especializados, que consideraram a aderência ao tema, o impacto visual (expressividade), a composição e a qualidade da imagem. As obras vencedoras fizeram parte de uma exposição de fotos durante o I Simpósio de Direito, Vulnerabilidade e Pessoas com Deficiência, organizado pelo Núcleo de Direitos das Pessoas com Deficiência da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), nos dias 9/4 e 10/4. Todos os vencedores receberão livros jurídicos e inscrições no IV Congresso Mineiro de Direito Civil da UFLA, de 26/9 a 28/9, que abordará o tema “Direito Privado e Vulnerabilidade”. O primeiro lugar também receberá um prêmio em dinheiro no valor de quatrocentos reais.

As obras vencedoras foram expostas durante o
Simpósio de Direito, Vulnerabilidade e Pessoas
com Deficiência, em Juiz de Fora

De acordo com o coordenador do LABB/UFLA, professor Gustavo Pereira Leite Ribeiro, a iniciativa visou contribuir para a divulgação do conteúdo da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. “Também buscamos sensibilizar os estudantes sobre os desafios relativos à efetiva implementação dos direitos das pessoas com deficiência e incentivá-los a se relacionarem com o seu entorno de forma diferenciada, utilizando, para tanto, da linguagem fotográfica”, explica.

A fotografia vencedora, “O cerne da superação
é a ânsia por se libertar”, do estudante Luiz

Luiz, o estudante vencedor, conta que a ideia de participar surgiu de um sentimento de dever e responsabilidade. “Além de tirar a fotografia, fui o indivíduo fotografado, na tentativa de mostrar diretamente que limites podem ser superados por qualquer pessoa”. Em suas palavras, “a deficiência se encontra no meio estrutural, social e na falta de fé em nossas próprias capacidades. Ter a fotografia eleita vencedora foi apenas um bônus perto do que tal evento e concurso representam.”

Professores da UFLA contribuíram com o Simpósio

Também durante a programação do I Simpósio de Direito, Vulnerabilidade e Pessoas com Deficiência, realizado na UFJF, dois professores do Departamento de Direito da UFLA ministraram palestras.  No dia 9/4, o professor Gustavo Pereira Leite Ribeiro proferiu a palestra “Pessoa com deficiência e direito à saúde” e, no dia 10/4, a professora Thaís Fernanda Tenório Seco abordou o tema “A autonomia da pessoa com deficiência na autocuratela, nas diretivas antecipadas de vontade e nas intervenções médicas”.  

Com a colaboração de Pedro Viana