Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Cafeteria CafEsal recebe estudantes de Engenharia Mecânica para aula sobre moinhos de café

Estudantes do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Lavras (UFLA) marcaram presença, em 12/4, na Cafeteria CafEsal, para recebimento de instruções acerca das particularidades dos moinhos de café. Promovida pelo professor Wander Gustavo Rocha Vieira, por meio da disciplina Mecânica de Motores, a visita contou com explanações da gestora do local, Emanuelle Costa.  

Ela respondeu questionamentos relacionados aos materiais utilizados na fabricação dos moinhos, granulometria, dureza do grão, bem como a diferença entre os equipamentos existentes no mercado. “Moinhos manuais diferem de moinhos elétricos, sobretudo quanto à eficiência. Os elétricos permitem moer o café mais rapidamente e, assim, conservar suas características aromáticas, sem risco de oxidação”.

Emanuelle esclarece, ainda, sobre o tempo ideal para o consumo do café moído, que é de 20 minutos após o processo de moagem.  

Vale destacar que os estudantes irão desenvolver, conforme proposta da disciplina, dois moinhos, sendo um elétrico e outro manual.  

Ascom InovaCafé