Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Dicas de Português: 10 palavras que muita gente pronuncia errado

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 16 Abril 2018 09:06 | Última Atualização: Quinta, 23 Agosto 2018 14:33

A nossa língua falada é responsável por nos deixar algumas vezes em situações constrangedoras. Isto se deve ao simples fato da sua complexidade não se ater somente às minuciosidades gramaticais, mas também às particularidades da língua falada.

Muito se vê sobre erros gramaticais, verdadeiros atentados à nossa língua portuguesa, mas pouco se fala dos disparates da língua falada.

O português proferido e admirado mundialmente é responsável por situações vexatórias e, em alguns casos, hilárias.

Questão – Para muitos “cuestão”. Se o ditongo ue estivesse acompanhado do extinto trema, justificaria a pronúncia!  

Subsídio – Quando escutamos uma autoridade pronunciar com o som de Z “subzídio”, acredito que o zumbido provocado pela gafe é estarrecedor para muitas pessoas. Mas eu sou capaz de insistir que muitas ainda pronunciam de forma equivocada, ou seja, “subzídio” em vez de “subcídio”. Recapitulando, subsídio é um substantivo masculino que entre os seus significados estão: apoio, recurso, reserva, reforço entre outros.

Exemplos: Enviarei alguns subsídios para a sua tese.

Inexorável: Implacável, inabalável, austero, reto, rígido. Esses são alguns dos significados atribuídos para esta palavra que é pronunciada também de forma errônea “ineczorável”, enquanto a sua pronuncia correta é “inezorável”. Logo abaixo uma aplicação da palavra: “(…) mas as dores da nossa vontade só chegarão ao santo alívio seguindo esta lei inexorável: a obediência absoluta à soberania incontestável do tempo (…)”  (Raduan Nassar – Lavoura Arcaica) Logo abaixo, acrescento mais alguns exemplos práticos.  

 

Incorreto Correto
Pertubar Perturbar
Entertido Entretido
Ciclo vicioso Círculo vicioso
Júniors Juniores
Sêniors Seniores
Aerosol Aerossol
Espinho de peixe Espinha de peixe
Gratuíto Gratuito

 

Fonte: https://exame.abril.com.br

Paulo Roberto Ribeiro - DCOM

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.