UFLA tem cinco editais de concursos em andamento – novos profissionais colaboram para a expansão com qualidade

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quinta, 12 Abril 2018 17:18 | Última Atualização: Quinta, 23 Agosto 2018 14:43

Com a posse de cinco de professores realizada nesta quarta-feira (10/4), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) chega a 29 servidores ingressantes no quadro em 2018. Se em 2017 foram 63 posses, a perspectiva para este ano é de crescimento, já que estão abertos no momento, simultaneamente, cinco editais de concursos. Esses editais somam 67 vagas, distribuídas entre técnicos administrativos e professores. Há, ainda, um sexto edital em curso, referente a dez vagas para professores substitutos.

Concluindo esses primeiros editais de 2018, já será possível superar o número de empossados do ano anterior. A previsão da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PRGDP) é de que outros editais serão publicados em breve. “O cenário que temos conseguido alcançar, com muito esforço, é positivo, considerando-se a atual situação do País, de restrições orçamentárias. As vagas têm sido liberadas para a UFLA a partir de um trabalho intenso da Direção Executiva junto aos ministérios da Educação (MEC) e do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), somado a todo o esforço da equipe administrativa. A credibilidade da UFLA é outro fator que favorece, devido a resultados positivos que são reconhecidos nacional e internacionalmente e são reflexos do comprometimento de toda a comunidade acadêmica”, explica a pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, professora Débora Cristina de Carvalho.

Novos concursos representam novas oportunidades para pessoas de Lavras, da região e até de outros lugares do País que vêm colaborar, com sua formação e qualificação, para a prestação de um serviço público de excelência à sociedade. Para a professora Renata Reis Pereira, que tomou posse nesta semana e irá atuar no Departamento de Química (DQI), o concurso e a nomeação representam um momento importante de sua vida profissional e pessoal. Ela está se mudando de Belo Horizonte para Lavras com a família. “Uma boa Universidade e uma cidade tranquila para morar com a família: esses são diferenciais importantes. Além disso, trata-se de uma Universidade do interior do Estado que está vivendo uma expansão muito maior do que a das instituições das grandes cidades. É fantástico participar dessa expansão, porque, com mais servidores - e qualificados – vêm os reflexos na qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão”, avalia.

O médico Ernesto Lippi Neto também tomou posse como professor do Departamento de Ciências da Saúde (DSA). Morador de Lavras já há sete anos, o cardiologista realça que é um orgulho poder fazer parte do crescimento da Instituição na área da saúde. “Será uma honra contribuir com ensino, pesquisa e extensão. Antes de me tornar servidor, já participei da organização de eventos na UFLA e isso fez crescer a vontade de participar desta engrenagem, e estender nossa contribuição com a sociedade”.

Durante essa última cerimônia de posse, a vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, lembrou que as conversas com departamentos e órgãos da UFLA sobre a demanda por servidores é constante. “Por termos um porte médio, temos a vantagem de interagirmos bastante com as diversas áreas, para compreensão das demandas. Conhecendo detalhadamente as dificuldades, podemos articular argumentos  para a busca de soluções, o que não é algo simples nesse período de tantas contingências. Mas a certeza que temos é de que vale a pena continuarmos lutando pela Educação, porque é uma das formas prioritárias para o desenvolvimento do País e da sociedade”.

Para ter acesso aos editais de concursos e processos seletivos, acesse: http://www.prgdp.ufla.br/site/ e clique em "Processos de Seleção"

Posse realizada em 11/4 - professores que estão lotados nos departamentos de Ciências da Saúde (DSA), Engenharia (DEG), Ciência da Computação (DCC) e Química (DQI).