Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Cidades Inteligentes: UFLA apresenta ações para Lavras

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Quarta, 11 Abril 2018 13:26 | Última Atualização: Quinta, 23 Agosto 2018 14:52
Última reunião, realizada no dia 10/4, com o
vice-diretor da DGTI e representantes da Prefeitura

Uma cidade que utiliza a tecnologia em diversas vertentes, tornando-a moderna e sustentável. São as cidades inteligentes, que visam o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, uma resposta eficiente às necessidades da sociedade.

Para tornar essa inovação realidade na região, a Universidade Federal de Lavras (UFLA), por meio da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI), apresentou à Prefeitura Municipal, algumas alternativas que podem ser aplicadas na cidade, por meio de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Mais um importante elo entre Universidade e sociedade.

Na última reunião, realizada no dia 10/4, o vice-diretor da DGTI, Anderson Bernardo dos Santos, apresentou algumas das aplicações que podem ser implementadas em Lavras, como um aplicativo móvel para estimular a interação entre o poder público e os habitantes, fortalecendo a participação dos cidadãos nas decisões da cidade e também um sistema de vídeo monitoramento para auxiliar na segurança do município.

Além dessas ações, a UFLA realizará com a Prefeitura um estudo que possibilitará a preparação de um projeto a ser enviado ao BNDES para obter recursos e viabilizar ações para que Lavras possa ser uma das cidades inteligentes do País.

No final do ano passado, o BNDES e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) lançaram um Estudo Nacional de Internet das Coisas com mais de 70 proposições para guiar as políticas públicas e ações entre 2018 e 2022, que subsidiará a elaboração de um Plano Nacional. Desde então, as cidades brasileiras têm se movimentado em busca de mais inovação. Também houve o lançamento neste ano, de uma cartilha sobre Cidades Inteligentes, com um passo-a-passo de uma série de etapas que um gestor público deve seguir para estruturar essas ações.

No estudo do BNDES, algumas das áreas apontadas como de grande potencial para a aplicação da Internet das Coisas são: gestão pública, transporte, monitoramento de tráfego, segurança e eficiência energética. Uma série de aplicações já foram implementadas com sucesso no Brasil, como novos bairros inteligentes em Minas Gerais e Ceará.

Smart City Business

Representantes da UFLA estarão no Smart City Business, em São Paulo, entre 16 e 18 deste mês, evento que reunirá líderes dos setores público e privado e especialistas da América Latina, em paralelo a uma exposição com tecnologia desenvolvida por mais de 70 empresas.

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.