I Fórum Alternativo das Águas Minerais ocorrerá em Cambuquira neste sábado (14/4) com participação de equipe do Neapegs/UFLA

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 09 Abril 2018 15:11 | Última Atualização: Quinta, 23 Agosto 2018 15:22

Integrantes do Núcleo de Estudos em Administração Pública e Gestão Social (Neapegs), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), estarão em Cambuquira (MG) no próximo sábado (14/4) para o I Fórum Alternativo das Águas Minerais (I FAMA Minerais). O evento é uma iniciativa da ONG Nova Cambuquira; e o Neapegs é parceiro. O objetivo é enriquecer reflexões que contribuam para o reconhecimento das águas minerais como direito humano. Estarão reunidos pesquisadores, Ministério Público, organizações da sociedade civil, órgãos governamentais, comunidade e outros atores e instituições.

As atividades terão início às 8h, com encerramento previsto para 17h. O local de realização é o Teatro Georgina Bacha (Av. José Bacha, 362. Cambuquira). O I FAMA minerais está cadastrado no Sistema Integrando de Gestão (SIG-UFLA), por meio do qual o público universitário pode se inscrever. Estão na programação quatro mesas redondas com os temas “Discursos da água nas Ciências Sociais”, “Debates interinstitucionais sobre a água mineral”, “Conflitos jurídicos das águas minerais” e “Guardiões das Águas”. Os debates serão pautados pela reflexão sobre as seguintes questões:

• As pesquisas acadêmicas têm promovido inclusão das águas minerais no debate sobre o reconhecimento dos recursos hídricos como direito humano? E como tem sido essa inclusão?
  • O que os órgãos governamentais têm a oferecer para uma gestão democrática das águas minerais?
  • O que os órgãos e entidades que participam ativamente dos processos judiciais podem oferecer como perspectivas de ação?-
  • Quais são as ações e alternativas no tocante à gestão da água mineral?

Ao final, a comissão organizadora do evento irá sistematizar as discussões e apresentar perspectivas de ação, metas e planos de novas mobilizações.

Da UFLA, participarão da programação os professores José de Arimatéia Dias Valadão e Valderí de Castro Alcântara, além da doutoranda Elaine Santos Teixeira Cruz.