Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Inscrições para Olimpíada Brasileira de Astronomia irão até 30/4 e podem ser feitas no MHN/UFLA

Publicado: Terça, 27 Março 2018 08:26 | Última Atualização: Segunda, 27 Agosto 2018 13:40

Projeto “A Magia da Física e do Universo”, da UFLA, vem apoiando estudantes de Lavras e região

Visita do projeto Magia da Física ao Projeto Curumim, em Nepomuceno

A 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) será realizada no dia 18/5/18, em diversas escolas e instituições do País (incluindo a UFLA), em horários a serem definidos pelos locais de aplicação. A inscrição de estudantes deverá ser feita até 30 de abril; aqueles que desejam participar da OBA na UFLA poderão se inscrever no Museu de História Natural (MHN), no Câmpus Histórico.

Podem participar da OBA estudantes do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio. A OBA é aberta à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, que devem preferencialmente participar voluntariamente. A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, em uma única fase e é realizada durante um só ano letivo. Ao final da OBA, todos os estudantes recebem um certificado de participação; caso tenha ganhado alguma medalha, isso também constará no certificado. Além disso, todos os professores envolvidos no processo, diretores e escolas recebem certificados. Veja todos os detalhes no regulamento da OBA 2018.

A Sociedade Brasileira de Astronomia (SAB) e a Agência Espacial Brasileira (AEB) organizam anualmente a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Essa olimpíada permite a formação de equipes de estudantes das escolas para a realização da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), e da Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).

Além disso, cerca de 60 alunos do ensino médio são selecionados para realizar a Jornada Espacial. Os estudantes todo ano ganham muito conhecimento teórico, prático e também a oportunidade, individual e/ou coletiva, de ter contato com a ciência e tecnologia desenvolvida em nível nacional e/ou internacional. A olimpíada também promove a articulação entre escolas, universidades, museus e espaços de ciência e tecnologia para uma estruturação cada vez mais sólida da sociedade brasileira.

Apoio

A equipe do projeto de divulgação científica “A Magia da Física e do Universo”, do Departamento de Física da UFLA (DFI), oferecerá apoio logístico e subsídio intelectual às escolas e aos estudantes que irão participar da OBA.

Para o nível I (1ª e 2ª séries) e nível II (3ª e 4ª séries), poderão ser requeridas oficinas, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou diretamente no Museu de História Natural, pelo telefone (35) 3829-1206.

Já as oficinas de astronomia para os níveis III (5° ao 8° ano) e IV (ensino médio) serão realizadas duas vezes por semana, durante o evento Festa Das Estrelas, promovido pelo projeto Magia da Física. Nos sábados, às 19h, a Festa das Estrelas ocorrerá no Museu de História Natural (UFLA). Nas quintas-feiras, às 19h30, será no CEU (bairro Nossa Senhora de Lourdes).

  • Festa das Estrelas no CEU, bairro Nossa senhora de Lourdes, quintas às 19h30.
  • Departamento de Física da UFLA (35) 3829-5104 ou no ramal dos coordenadores da Magia da Física: (35) 3829-5113 - Jose Nogales; e (35) 2142-2140 - Karen Luz.

Apoio regional

O projeto Magia da Física iniciou uma série de apoios a escolas da região que desejam participar da OBA. Uma delas é a Escola Cenecista Dulce Oliveira, de Perdões, que já realizou atividades junto ao projeto no Museu de História Natural, entre 19 e 23 de março.

O Projeto Curumim, de Nepomuceno, que alberga crianças em situação de vulnerabilidade, também entrou na dinâmica de fazer a OBA.  O projeto também deixou, na Secretaria do Departamento de Física e no Museu de História Natural, uma lista para que graduandos e pós-graduandos, interessados em contribuir para ministrar aulas de exercícios da OBA aos jovens (em Lavras, Nepomuceno ou Perdões), se cadastrem.

Links importantes

 

Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.