Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Física de Partículas: estudantes de 5 cidades participaram de evento, em parceria com o Cern, na UFLA

Escrito por Mateus Lima | Publicado: Segunda, 26 Março 2018 11:37 | Última Atualização: Segunda, 27 Agosto 2018 13:54

A UFLA sediou, pela terceira vez, o evento International Masterclasses – Hands on Particle Physics. Trata-se de um importante programa de divulgação científica, da área de Física de Altas Energias, voltado a estudantes do ensino médio. O evento foi realizado na Universidade, no dia 23, constituindo-se por palestras e uma videoconferência com cientistas do Cern (European Organization for Nuclear Research - Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear).  Assim, apresentou aos estudantes e professores esse campo de pesquisa contemporâneo, a fim de estimular vocações científicas.

Cerca de 80 estudantes, de 5 cidades (Boa Esperança, Divinópolis, Itanhandu, Lavras e Varginha), participaram das atividades, que incluíram a análise de dados reais, provenientes de uma colisão de partículas subatômicas, obtidos do LHC/Cern (Large Hadron Collider – Grande Colisor de Hádrons). Com os dados, é possível, por exemplo, calcular a massa das partículas e analisar se no evento houve formação de novos tipos. O LHC é um acelerador de partículas, equipamento capaz de levar diferentes tipos delas a altíssimas velocidades, e provocar colisão entre elas. Entender os componentes da matéria e o comportamento das partículas em velocidades próximas à da luz estão entre os objetivos perseguidos pelos cientistas ao utilizarem esses equipamentos.

Momento da videoconferência com cientistas do Cern

Essa análise de dados foi feita pela manhã, e os estudantes foram orientados pela professora Márcia Begali, da UERJ (coordenadora nacional do International Masterclasses). Após o almoço, houve a videoconferência com o Cern e três palestras: Mecânica Quântica, Relatividade Geral e o desafio da Gravitação Quântica, com o professor Rodrigo Bufalo (Departamento de Física – DFI/UFLA); Engenharia Física na UFLA, com o professor Sérgio Martins (DFI/UFLA); e Física de partículas e o LHC, com a professora Márcia Begali.

“Essa é uma área bastante ativa de pesquisa na Física, e uma das ferramentas de análise são os aceleradores. O LHC é o maior deles, em todo o mundo, e tivemos o privilégio de analisar dados obtidos nele. Para os estudantes, é uma grande oportunidade, inclusive pelo contato direto com a professora Márcia, que também desenvolve trabalhos com o Cern”, analisou o professor Helvécio Geovani Fargnoli Filho (DFI), organizador do evento na UFLA.

A oportunidade também foi elogiada por professores participantes: “O evento mostra uma parte da Física sobre a qual ainda não há muito acesso na educação básica”, ponderou a professora Liliane Regina Brito Vilela Ferreira. “Além de motivar para o desenvolvimento na disciplina, desperta o interesse para esta área”, ressaltou o professor Cesar Alencar de Souza. Ambos são do Colégio Padre Júlio Maria, de Boa Esperança – escola que participou pela terceira vez do evento.

O Masterclasses tem organização do International Particle Physics Outreach Group em parceria com o Cern. Ocorre anualmente em mais de 50 países.