UFLA na Mídia: pesquisa sobre a importância da mensuração dos gases do efeito estufa emitidos na cafeicultura é destaque na TV Alterosa

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 22 Março 2018 15:18 | Última Atualização: Segunda, 27 Agosto 2018 14:14

Na última semana, uma pesquisa realizada por um estudante do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi destaque no programa Café com TV, da TV Alterosa. A monografia foi apresentada por Heitor Parreiras e é denominada “Emissão de gases de efeito estufa da cafeicultura em diferentes tipos de produção e regiões brasileiras”.

A reportagem aborda os procedimentos utilizados para a realização da pesquisa, bem como os seus resultados. Dessa forma, foi possível constatar que “o nível de mecanização é diretamente proporcional à quantidade emitida de gases de efeito estufa, ou seja, as regiões onde o tipo de produção é mecanizado, onde a maioria das operações é feita com o auxílio de maquinário, as emissões de gases de efeito estufa são maiores”, comentou Heitor sobre os resultados obtidos pela pesquisa.

O estudo recebeu orientação da professora Sílvia de Nazaré Monteiro Yanagi e coorientação do professor Luiz Gonzaga de Castro Junior, e utilizou dados coletados por meio do projeto Campo Futuro – iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com o Centro de Inteligência em Mercados (CIM), vinculado à Agência de Inovação do Café (InovaCafé), com sede na UFLA.

Veja mais em:

Estudo destaca a importância da mensuração dos gases de efeito estufa emitidos na produção de café

Confira a reportagem completa da TV Alterosa aqui.

Luciana Tereza- estagiária Dcom/UFLA.