Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Realizado na UFLA mais um encontro do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Quinta, 22 Março 2018 11:25 | Última Atualização: Segunda, 27 Agosto 2018 14:24

Representantes de 25 cidades de Minas Gerais participaram do 133º encontro do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil (FSMEI), realizado nesta quinta-feira (22/3), na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Estudantes, professoras, supervisoras, diretoras, pedagogas, entre outras profissionais da Educação Infantil estiveram presentes para discutir conhecimentos sobre o tema que norteará o Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa. 

O FSMEI é um movimento que congrega cidades do Sul de Minas, em encontros mensais, de forma itinerante, desde 1999. Criado pela professora Cláudia Maria Ribeiro, do Departamento de Educação (DED/UFLA), o Fórum é de livre participação e discute temas pertinentes à Educação Infantil, assim, os profissionais trocam experiências, adquirem conhecimentos e firmam compromissos ético-políticos com as infâncias.

“A própria Universidade tem que entender mais o que estamos fazendo. A nível nacional, as pessoas falam que o nosso Fórum vai para frente, pois temos uma Universidade conosco. A região confia no nosso Fórum, porque fazemos um trabalho conjunto, compartilhado”, comentou a professora Cláudia, que assumiu neste ano a coordenação do Comitê Gestor do FSMEI.

Durante a solenidade de abertura, a professora Helena Maria Ferreira, coordenadora da Educação Básica da UFLA, destacou a importância do Fórum. “Existem várias políticas públicas na Educação Infantil, mas, se não tivermos esse tipo de evento para discussões ficam apenas no papel”, comentou. A professora Ellen de Lima Souza (DED/UFLA) compartilhou da mesma perspectiva: “A Educação Superior precisa olhar mais para a Educação Infantil e repensar a eficiência das políticas públicas”.

A programação também contou com uma apresentação dos fascículos do Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil. Ocorreu ainda uma discussão em pequenos grupos e um painel para a síntese dos trabalhos realizados. 

[ngg_images source="galleries" container_ids="948" display_type="photocrati-nextgen_basic_thumbnails" override_thumbnail_settings="1" thumbnail_width="100" thumbnail_height="75" thumbnail_crop="1" images_per_page="25" number_of_columns="5" ajax_pagination="0" show_all_in_lightbox="0" use_imagebrowser_effect="0" show_slideshow_link="0" slideshow_link_text="[Show as slideshow]" order_by="sortorder" order_direction="ASC" returns="included" maximum_entity_count="500"]  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.