Pesquisadoras de São Paulo e do Maranhão ganham o Grande Prêmio de teses

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 19 Fevereiro 2008 21:00 | Última Atualização: Terça, 19 Fevereiro 2008 21:00

Foram conhecidos nesta quarta-feira, 20, os três vencedores da edição de 2007 do Grande Prêmio Capes de Teses. Os ganhadores foram Maria Laura Schuverdt, do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Solange Maria Teixeira, do Programa de Pós-Graduação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e Ana Lia Parra-Pedrazzoli, do Programa de Pós-Graduação em Entomologia da Universidade de São Paulo (USP). As pesquisadoras receberão certificado, bolsa de pós-doutorado no exterior e premiação em dinheiro, oferecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e pela Fundação Conrado Wessel.

Na área de ciências agrárias, Ana Lia, 34 anos, isolou e identificou o feromônio da praga Phyllocnistis citrella, conhecida como minador-dos-citros. Sob a orientação do professor Evaldo Ferreira Vilela, doutor em entomologia e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Entomologia da USP, Ana Lia iniciou o trabalho pela pesquisa básica e criou um produto tecnológico a ser oferecido aos citricultores.

Segundo ela, o produto contribuirá para a redução dos custos de produção e, principalmente, do impacto ambiental. “O feromônio, na forma sintética, será colocado no interior de armadilhas adesivas a serem instaladas nos pomares para prever a ocorrência da praga e tornar o controle mais econômico e efetivo”, explicou. Uma empresa japonesa assumirá a produção e uma cooperativa paulista, a comercialização.

Trabalhador — A preocupação com o envelhecimento do trabalhador brasileiro motivou a professora Solange Maria, 42 anos, a estudar as conseqüências sociais do problema. Ela foi orientada pela professora Marina Maciel Abreu, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da UFMA.

“Os resultados do processo investigativo reforçam a centralidade do envelhecimento do trabalhador na constituição da problemática social do envelhecimento, da relação capital e trabalho como fundamento comum”, diz a autora. “E ainda o agravamento da questão social, materializado nas determinações e na configuração das condições de vida de frações da classe trabalhadora que envelhece, em especial as de baixa renda.”

Maria Laura, 32 anos, estudou a melhor forma de resolução de problemas matemáticos. “Como produto final, temos um método capaz de resolver problemas com um número enorme de variáveis e restrições, apto a ser usado nas ciências aplicadas e na tecnologia de decisões”, afirmou. “Ao mesmo tempo, o novo método está dotado de propriedades teóricas mais fortes do que as usuais.”

Seleção — No ano passado, foram inscritas 417 teses, que passaram por seleção feita por 51 comissões e 207 consultores de diversas instituições de ensino superior do Brasil. Criado em 2005, o Prêmio Capes de Teses é concedido em cada uma das áreas do conhecimento que tenha um representante de área nomeado pela Capes. As teses premiadas nessa modalidade são automaticamente inscritas no Grande Prêmio, que seleciona três ganhadores, um de cada conjunto de grandes áreas.

A cada edição são homenageados três cientistas. Em 2007, foram escolhidos Lobo Carneiro (grandes áreas de engenharias e ciências exatas e da terra), Celso Furtado (ciências humanas, lingüística, letras e artes, ciências sociais aplicadas e área de ensino de ciências) e Johanna Döbereiner (ciências biológicas, da saúde e agrárias).

Ao todo, 43 teses brasileiras de diversas áreas do conhecimento serão premiadas. Cada novo doutor receberá bolsa de doutorado no país de um ano e certificado. A relação dos ganhadores está na página eletrônica da Capes. A cerimônia de entrega está prevista para abril.