Confira os lançamentos das editoras universitárias

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Domingo, 24 Fevereiro 2008 21:00 | Última Atualização: Domingo, 24 Fevereiro 2008 21:00

“Para fazer música”, Cecília Cavalieri França – um livro didático para o ensino da música para 2ª/9 e 3ª/9 séries do Ensino Fundamental. É visualmente estimulante, todo em cores e ricamente ilustrado, com um design que mescla desenho, fotografia e outros recursos visuais. O texto dialoga com a criança, estimulando-a a se posicionar expressiva e criticamente em relação às experiências realizadas. Convocações específicas, como “Reúna sua turma” e “Convide seus amigos”, direcionam o foco para atividades coletivas capazes de promover o desenvolvimento sócio-emocional da criança. Propostas-âncora, tais como “Experimentando”, “Você sabia?” e outras, criam uma cultura de pesquisa sonora e sua imediata aplicação musical. O livro inclui um CD com 35 faixas sugeridas para apreciação com um repertório variado que inclui rock, rap, samba e compositores como Villa-Lobos, Tchaikovsky, Mussorgsky, Schafer, entre outros. Fruto de anos de pesquisa e experimentação da autora com base na obra do educador musical inglês Keith Swanwick, a proposta estimula a pesquisa e a experimentação, envolvendo a criação individual e coletiva, a apreciação de obras de tradições diversas, o canto, a performance instrumental e a construção de instrumentos alternativos. Com a recente volta da obrigatoriedade do ensino da música nas escolas (PL330/2006), Para fazer música torna-se uma ferramenta indispensável para o educador musical. (UFMG)

´Cultura Popular: nas teias da memória´, Ingrid Fechine e Ione Severo (Orgs.) – tem como proposta dialogar os conceitos de Cultura e de Memória no âmbito da construção identitária, da arqueologia social, da etnografia, do patrimônio e autoria, da voz, da performance e da poética dos folhetos de cordel. (UFPB)

“Entre o mar e a montanha: esporte, aventura e natureza no Rio de Janeiro”, Edmundo de Drummond Alves Junior e Cleber Augusto Gonçalves Dias – imagine um amplo mercado consumidor ávido por produtos articulados a símbolos da cultura esportiva, associados a imagens de aventura, coragem, audácia e jovialidade. Junte-se a isso uma cidade de paisagens deslumbrantes, recortada por praias e morros propícios à prática de surf, caminhada, windsurf, vôo livre, escalada, ciclismo. Dessa mistura, emerge um poderoso símbolo de identificação coletiva que os pesquisadores chamam de “identidade esportiva do carioca”. Patrocinada pelo Ministério do Esporte, a obra analisa os desafios e perspectivas dos esportes praticados na natureza, também conhecidos como radicais e de aventura, especialmente o surf e o montanhismo, sob as perspectivas das ciências sociais e econômica. (UFF)

“Trabalho docente na educação básica: contribuições formativas e investigativas em diferentes contextos”, Filomena Maria de Arruda Monteiro (Org.) – a obra enfeixa o resultado de estudos, reflexões e pesquisas na área da Educação, com destaque para dois grandes eixos analíticos: Formação Docente de Professores e Trabalho Docente/Fazer Pedagógico. São abordadas, na primeira parte, questões relativas às reformas educacionais, a avaliação formativa e o trabalho com os portifólios, as mudanças na prática de ensino e sua interface com a cultura docente, a formação continuada dos professores e sua estreita relação com o fazer pedagógico, os cursos de licenciatura parcelada e a atuação dos professores-formadores. Na segunda parte são analisadas a agenda dos futuros professores das séries iniciais, as políticas de currículos e sua visão crítica, assim como os ciclos de formação. (UFMT)