Milho e feijão recuam para o produtor

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Domingo, 24 Fevereiro 2008 21:00 | Última Atualização: Domingo, 24 Fevereiro 2008 21:00

O Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/Ufla) divulgou os Índices de Preços Agrícolas do mês de fevereiro de 2008. Neste período, os preços recebidos pela venda dos produtos agrícolas registraram queda, em média, dos itens pesquisados.

Em fevereiro, o Índice de Preços Recebidos (IPR) pela venda dos produtos do setor rural caiu 7,26%, puxado pelas baixas do preço do feijão, que teve forte queda no mês de 44,37% e do preço do milho, que recuou 17,24%. Já os preços pagos aos produtores pelas vendas do café, do arroz, do leite tipo C e da arroba do boi não se alteraram, no mês. Mesmo com o excesso de chuvas em fevereiro, os hortifrutigranjeiros tiveram queda média de 3,1%, apesar das altas de preço dos ovos (24,87%), da beterraba (42,22%) e da laranja (73,08%).

Para o professor Ricardo Reis, coordenador dos Índices Agrícolas, a baixa do preço do feijão está associada à queda nas vendas, influenciada pelo menor consumo devido aos altos preços do produto verificados no segundo semestre de 2007, além da entrada da safra paranaense no mercado. Já a queda do milho não era esperada na atual conjuntura, visto que as demandas doméstica e internacional estão aquecidas. Segundo o prof. Ricardo, a persistir este cenário favorável, espera-se uma recuperação das cotações do produto nos próximos meses.

No mês de Fevereiro, os preços médios dos insumos agrícolas estiveram em alta. O Índice de Preços Pagos (IPP) pelos insumos agropecuários aumentou 1,19%. Entre os mais de 180 itens pesquisados, as maiores altas ficaram com os setores ligados às sementes e mudas (12,84%), bernicidas (3,1%), vacinas (1,27%) e manutenção de equipamentos, com alta de 1,99%.