Preços dos alimentos recuam para o consumidor

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 26 Fevereiro 2008 21:00 | Última Atualização: Terça, 26 Fevereiro 2008 21:00

A taxa de inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Universidade Federal de Lavras (Ufla) ficou em 0,1% no mês de fevereiro, contra 1,12% no mês anterior.

Ao contrário do que vinha ocorrendo com os preços dos alimentos nos últimos meses, fevereiro foi marcado pela desaceleração dos preços deste grupo para o consumidor. Os alimentos tiveram alta de 0,75%, com a seguinte distribuição: os produtos in natura tiveram queda de 0,23%; os semi-elaborados ficaram mais caros 1,39% e os industrializados, alta de 0,43%. Em janeiro, os alimentos tiveram alta de 3,21% e, no ano de 2007, acumulou aumento médio de 16,4%. Os preços do feijão e da carne bovina, que foram aos vilões da inflação no ano passado, tiveram, em fevereiro, respectivamente, aumentos de 3,88% e 1,78%. Nos últimos quatro meses de 2007, os preços destes dois produtos acumularam alta de 90,51%, para o feijão e de 36,96%, para a carne bovina.

“E esta tendência de desaceleração já chegou ao campo. Em fevereiro, o preço pago pelo feijão ao produtor teve uma forte queda, de 44,37% e não se identificou alta na cotação da arroba do boi”, afirma o professor Ricardo Reis, coordenador dos Índices Agrícolas e do IPC da Ufla.

As demais categorias que aumentaram em fevereiro foram: bebidas (2,21%); bens de consumo duráveis – eletroeletrônicos, eletrodomésticos, móveis e informática (1,69%); higiene pessoal (0,35%) e material de limpeza, alta de 0,14%.

Entre os demais setores pesquisados pela Ufla, identificou-se queda na média dos preços para os seguintes segmentos: vestuário (-1,26%), despesas com transporte (- 0,25%) e gastos com educação e saúde, queda de 0,03%. A pesquisa não verificou alterações, em média, nos preços dos itens que compõem os grupos serviços gerais (água, luz, telefone e gás de cozinha) e despesas com moradia e lazer.

O custo da cesta básica de alimentos para uma família de quatro pessoas teve alta de 1,46% em fevereiro, passando a custar R$318,31, contra R$313,31 em janeiro.