Ufla realiza semana de calouros

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 27 Fevereiro 2008 21:00 | Última Atualização: Quarta, 27 Fevereiro 2008 21:00

A Universidade Federal de Lavras (Ufla), recepcionou entre os dias 27 e 29 de fevereiro os calouros do primeiro semestre de 2008 dos cursos diurnos e noturnos. As atividades previstas na programação aconteceram no Ginásio Poliesportivo, Salão de Convenções e Salão de Exposições.

Na solenidade de abertura unificada para os cursos diurnos e noturnos estiveram presentes o acadêmico Nestor Vicente Soares Netto – presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Comunitários e Culturais (PRAECC) Nadiel Massahud, o pró-reitor adjunto de Graduação (PRG) João Chrysostomo de Resende Júnior, o reitor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, e também, os coordenadores de cursos de graduação.
Os novos estudantes que participaram durante os três dias de programação foram recepcionados com palestras educativas, abordando os temas: “Entrei na Faculdade e Agora?”, “Os direitos sexuais reprodutivos” e “Seus direitos e deveres na Ufla”. Além disso, foram apresentados à representação acadêmica na Ufla que organizou oficinas culturais e técnicas objetivando a integração dos calouros à vida universitária. A Pró-Reitoria de Graduação disponibilizou tendas onde era possível conhecer os órgãos e setores da Universidade Federal de Lavras bem como as atividades desempenhadas por cada um. Merece destaque a “Ação Cidadania” que envolveu a 1ª calourada de 2008 com a coleta e distribuição de alimentos. A semana de calouros do primeiro semestre de 2008 teve como objetivo apresentar a estrutura administrativa da universidade, a representação estudantil dentro da UFLA, dicas de segurança, orientação para o uso da biblioteca, bem como o uso dos demais espaços da Ufla. Os estudantes e pais foram alertados que o trote é proibido na Universidade Federal de Lavras e todos receberam cópia da Resolução CUNI Nº 004 de 30/01/08, que proíbe esta prática. As penalidades previstas nesta Resolução vão desde a advertência até a suspensão ou mesmo o desligamento da Universidade e estão sujeitos a elas tanto aqueles que aplicarem o trote como os que receberem e permanecerem no campus trajando vestimentas e adereços alusivos a esta prática. As denúncias podem ser feitas pelo DISK-TROTE da UFLA: 3829-1154 ou pelo ramal interno 333.

Inovação
Após a solenidade de abertura, os calouros foram recepcionados com um jantar no Restaurante Universitário enquanto pais e familiares participaram de uma reunião promovida pela Reitoria. Os pais foram alertados sobre a necessidade de acompanhamento dos filhos, principalmente na fase inicial de adaptação à nova vida na Universidade, não apenas quanto aos aspectos relacionados ao desempenho acadêmico dos mesmos, mas também aos riscos da moradia em repúblicas, em alojamentos e ainda do envolvimento com bebidas alcoólicas e com drogas. A psicóloga Elizabeth Belo coordenou os trabalhos e apresentou uma palestra aos pais dos calouros e aos dirigentes da UFLA.