Ufla apresenta o Programa de Incentivo à Inovação

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 05 Março 2008 21:00 | Última Atualização: Quarta, 05 Março 2008 21:00

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) realizou em (06/03) a apresentação do “Programa de Incentivo à Inovação na Universidade Federal de Lavras” e a abertura do “III Simpósio sobre Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia”. Na solenidade foram assinados um acordo de cooperação técnica entre o Estado de Minas Gerais, com interveniência da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Ufla e um Termo de Compromisso, entre a Universidade Federal de Lavras e o Sebrae/MG.

No evento foi realizado o lançamento do livro “Programa de Incentivo à Inovação em Minas Gerais”, que reúne as tecnologias selecionadas entre 64 propostas, sendo que 20 delas foram contempladas com um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental e 12 receberam recursos para a finalização do protótipo e elaboração do Plano de Negócios de sua tecnologia.

A Ufla foi escolhida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes), para atuar como instituição-piloto no Programa de Incentivo à Inovação (Pii). Celebrou-se então um convênio entre a Sectes, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Prefeitura Municipal de Lavras, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e a Fundação de Desenvolvimento, Científico e Cultural (Fundecc), no qual esses parceiros alocaram recursos e envidaram esforços para auxiliar na construção de um programa de incentivo à inovação para apoiar projetos que já estivessem em fase adiantada de transformação do conhecimento em inovação.

Para compor a mesa de honra, foram convidados o reitor Antônio Nazareno Mendes, a prefeita do Município de Lavras, Jussara Menicucci de Oliveira,o secretário-Adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, professor Evaldo Ferreira Vilela, o diretor de operações do Sebrae-MG, Matheus Cotta de Carvalho, a pró-reitora de pesquisa, Édila Vilela de Resende Von Pinho, o pró-reitor de administração e coordenador do Programa de Incentivo à Inovação na Ufla, José Roberto Soares Scolforo e o representante dos professores que participaram do desenvolvimento do Programa na Universidade, Carlos José Pimenta.
O acordo de cooperação técnica a ser celebrado entre o Estado de Minas Gerais com interveniência da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Ufla tem como objetivo a elaboração dos estudos de planejamento para a adequação de estrutura física para abrigar a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Federal de Lavras.

Assinaram o acordo, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Duque Portugal, representado pelo secretário-adjunto, Evaldo Ferreira Vilela e Antônio Nazareno Guimarães Mendes, reitor da Universidade Federal de Lavras.

O Termo de Compromisso a ser celebrado entre a Universidade Federal de Lavras e o Sebrae/MG tem por objetivo dar continuidade às ações de consultorias tecnológicas do Programa de Incentivo à Inovação no ano de 2008 por meio de aporte de 50 mil reais ao Programa. Assinaram o termo o diretor de operações do Sebrae/MG, Matheus Cotta de Carvalho e o reitor Antônio Nazareno Guimarães Mendes.

Ao final da solenidade os presentes foram convidados para uma visita à Mostra das Tecnologias do Programa de Incentivo à Inovação, que foi realizada no galpão de eventos.