Prof. José Oswaldo é membro do Comitê de Acompanhamento e Avaliação do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência do CNPq/MCT
O Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex), coordenado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), tem novo Comitê de Acompanhamento e Avaliação. A portaria nomeando os integrantes foi publicada no Diário Oficial da União, em 7/3, com mandato de quatro anos.
Permanece como coordenador o pesquisador Jorge Elias Kalil Filho. O Comitê contará, também, com Fernando Ferreira Costa, como coordenador substituto; José Oswaldo Siqueira, representando o CNPq - do Departamento de Ciência dos Solos da Universidade Federal de Lavras (Ufla)- Ricardo Gattass, a Finep; Emídio Cantídio de Oliveira Filho, a Capes; Adalberto Fazzio representa a área de Ciências Exatas e da Terra; Wanderley de Souza, a área de Ciências da Vida/Saúde; Evaldo Vilela, a área de Ciência da Vida/Agropecuária; Carlos Lessa, a área de Ciências Humanas e Sociais; Antonio Carlos Barreto, a área de Tecnologia.
Programa
Criado em 1995, o PRONEX é um instrumento de estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico a grupos de alta competência, que tenham liderança e papel nucleador no setor de sua atuação.
Com o objetivo de descentralizar a produção do conhecimento nacional, em 2003, o CNPq firmou parcerias com entidades estaduais responsáveis pela área de Ciência e Tecnologia (Fundações de Amparo à Pesquisa ou Secretarias de Estado). Foram assinados convênios de cooperação com previsão de recursos financeiros do CNPq e das fundações para o programa.