Abertas as inscrições para a 3ª edição do Prêmio Mercosul

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 25 Março 2008 21:00 | Última Atualização: Terça, 25 Março 2008 21:00

O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), Marco Antonio Zago, lançou hoje, dia 26/3, em Buenos Aires, a terceira edição do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia - Ano 2008, sob a temática do biocombustível.

Marco Antonio Zago representou o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende. O MCT é um dos patrocinadores do prêmio juntamente com a Petrobras e conta ainda com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), do Ministério da Educação (MEC), do Movimento Brasil Competitivo (MBC), além do próprio CNPq.

Destinado a jovens pesquisadores do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, o Prêmio Mercosul 2008 contará com trabalhos finalistas em quatro categorias: Iniciação Científica, Jovem Universitário, Jovem Pesquisador e Integração. O objetivo é reconhecer e premiar os melhores trabalhos de estudantes, jovens universitários, pesquisadores e equipes que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados ao Mercosul; incentivar a realização de pesquisa científica e tecnológica orientada para os países membros e associados a esse bloco; e contribuir para o processo de integração regional entre os países membros e associados ao Mercosul, mediante incremento na difusão das realizações e dos avanços no campo do desenvolvimento científico e tecnológico.

Os trabalhos podem ser enviados até 04 de agosto de 2008. Mais informações e formulário de inscrição estão disponíveis no endereço eletrônico www.unesco.org.br/premiomercosul. O anúncio dos trabalhos vencedores e os agraciados com menção honrosa (segundos lugares) será divulgado em 22 de setembro deste ano e, em 20 de outubro, deverá ser realizada a cerimônia de premiação do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia - Ano 2008.