Editora da Ufla lança livro sobre pós-colheita do café

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 31 Março 2008 21:00 | Última Atualização: Segunda, 31 Março 2008 21:00

Será lançado pela Editora Ufla o livro “Pós-colheita do Café”, editado pelo professor Flávio Meira Borém, do Departamento de Engenharia (DEG). O evento acontecerá no dia no dia 4 de abril, no Salão de Convenções. O lançamento é parte integrante das comemorações do centenário da Ufla.

Depois de mais de três anos de trabalho na organização e atualização dos textos, a obra contém 17 capítulos que contemplam tanto a abordagem teórica quanto a prática do processamento de café e reúne as experiências e resultados de pesquisas desenvolvidas na Ufla, Embrapa Café, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Escola Agrotécnica Federal de Machado (EAF-Machado), Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Federal Fluminense (UFF), além de instituições privadas, como a Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso (Cooparaiso) e a Pinhalense S.A. Máquinas Agrícolas.

Os textos abrangem de forma aprofundada os fenômenos fisiológicos, físicos, químicos e bioquímicos que ocorrem durante a pós-colheita, bem como a importância da água na preservação da qualidade do produto. Também são descritas as propriedades físicas e térmicas dos grãos de café e suas relações com a secagem, o armazenamento e o beneficiamento. O texto destaca os aspectos relacionados com a utilização racional da energia, as principais fontes utilizadas e os equipamentos empregados para a secagem dos grãos. O leitor receberá informações desde o dimensionamento ideal para as instalações necessárias ao processamento, à descrição de normas e procedimentos adotados em armazéns gerais de café, incluindo relato sobre pragas, fungos e toxinas. Outros capítulos incluem informações sobre beneficiamento e rebeneficiamento, ambiente, segurança do trabalho e processos de certificação.

Autores:
Adélcio Piagentini; Antonio Teixeira de Matos; Carlos Henrique Rodrigues Reinato; Cesar Augusto Corrêa Candiano; Cinara da Cunha Siqueira de Carvalho; Eder Pedroza Isquierdo Ednilton Tavares de Andrade; Edvaldo Aparecido Amaral da Silva; Evandro de Castro Melo; Fátima Chieppe Parizzi; Flávio Meira Borém; Francisco Carlos Gomes; Geraldo Andrade Carvalho; Giovanni Francisco Rabelo; Jadir Nogueira da Silva; Jayme de Toledo Piza; Almeida Neto; Márcio Fernandes; Paulo César Afonso Júnior; Paulo Cesar Corrêa; Paulo Rebelles Reis; Roberto Precci Lopes; Sára Maria Chalfoun; Simone Miranda Fernandes Terezinha de Jesus Garcia Salva; Vitor Hugo Teixeira