Ufla realiza Encontro de Governança de TI

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 02 Abril 2008 21:00 | Última Atualização: Quarta, 02 Abril 2008 21:00

A Universidade Federal de Lavras (Ufla), por meio do Departamento de Ciência da Computação (DCC) e da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe), realizou, de 28 a 31 de março, o I Encontro Técnico Presencial do MBA Executivo em Governança de Tecnologia da Informação.

O curso é o primeiro da área ministrado por uma universidade federal e ofertado pela metodologia de educação a distância no Brasil.

Com corpo docente formado por mestres e doutores, o programa oferece oportunidade de capacitação aos profissionais para executarem atividades de Governança de Tecnologia da Informação (TI) com base em modelos de melhores práticas e ferramentas amplamente aceitos e utilizados no mundo de negócios em TI.
Por meio de abordagem teórica e prática, o MBA capacita e impulsiona a carreira dos pós-graduandos, por meio de atividades de implantação da governança de TI, desenvolvidas durante o curso, em empresas reais.
Como prova disso, foram apresentados 11 estudos de caso de implantação da governança de TI durante o encontro presencial, em que foram analisadas empresas de diversos segmentos e tamanhos, incluindo multinacionais. Esses trabalhos foram desenvolvidos durante o 1º semestre do curso, por grupos de alunos do curso organizados por disposição geográfica (para favorecer as reuniões presenciais entre os alunos), sob a coordenação da equipe docente.

O curso reúne profissionais de diversas regiões e estados brasileiros, como: MG, SP, DF, GO, RJ, BA, MS, MT e TO.

Esses alunos atuam em organizações como, Veracel Celulose, Caixa Econômica Federal, Laboratório Teuto Brasileiro, Laboratório Neo Química, Devex, ABN AMRO Bank, Arcellormittal Sistemas, Ministério da Previdência, Ministério da Agricultura e Ministério Público Militar.

Segundo o professor Paulo Henrique de Souza Bermejo, coordenador do curso, o encontro presencial superou todas as expectativas: “Alcançamos altos índices de satisfação e muitos pós-graduandos relataram um encantamento com a capacidade técnica, administrativa e operacional da Ufla, além de destacarem o elevado nível das aulas e palestras ministradas, em referência direta aos nossos professores”.

O professor Bermejo completa, dizendo que “É a consolidação de um projeto iniciado com enormes desafios, principalmente por ser o primeiro MBA Executivo oferecido pela Ufla para todo o Brasil”.

O coordenador informou ainda que novas propostas para o curso estão sendo avaliadas, inclusive a de sua internacionalização, em primeiro momento, para os países da América Latina.

A segunda turma do curso iniciará atividades no final do mês de abril e informações adicionais podem ser obtidas pelo site www.openufla.com.br, pelo telefone (35)3829-1843 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Conteúdo programático do curso:

Governança e Estratégia Organizacional
Fundamentos e Modelos de Governança de TI
Gestão do Conhecimento, Tecnologia e Inovação
Cultura e Comportamento Organizacional
Framework para Governança de TI (COBIT)
Gerenciamento de projeto, programa e portfólio
Gestão de serviços de TI
Gestão de segurança da informação
Maturidade e excelência em software e produtos de TI
Monografia/Trabalho de conclusão do curso