Realizado o V Encontro Nacional sobre Processamento Mínimo de Frutas e Hortaliças

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 10 Abril 2008 21:00 | Última Atualização: Quinta, 10 Abril 2008 21:00

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) realizou nos dias 8 a 10 de abril de 2008 o V Encontro Nacional sobre Processamento Mínimo de Frutas e Hortaliças (V EPM), que contou com a presença de conferencistas do Brasil e Estados Unidos.

A cerimônia de abertura contou com a participação do reitor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, do pró-reitor de Pós-Graduação, Joel Augusto Muniz, da pró-reitora de Pesquisa, Édila Vilela de Resende Von Pinho, do pró-reitor de Ex-tensão, Rubens José Guimarães, da chefe do Departamento de Ciência dos Alimentos, Maria de Fátima Piccolo Barcelos, do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos, Eduardo Valério de Barros Vilas Boas e do presidente da Comissão Organizadora, Luiz Carlos de Oliveira Lima.

O V EPM, organizado pelo Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA) é o principal evento na área realizado no Brasil, envolvendo a comunidade científica e a iniciativa privada, além de abranger os mais diversos setores, como pós-colheita, microbiologia, análise sensorial e embalagem. Sua realização é o resultado da consolidação de uma área de pesquisa e de um setor produtivo que desempenha importante papel no cenário nacio-nal do agronegócio.

O tema principal do encontro abordou tópicos recentes de pesquisas, novas técnicas e métodos de processamento, além da divulgação de resultados técnico-científicos, que contribuirão para o aprimoramento de tecnologias de conservação e processamento, com proposta de integrar os diversos segmentos do processamento mínimo na busca de soluções para as problemáticas das etapas de processamento, bem como da utilização dos benefícios que os mesmos podem trazer, para o esclarecimento dos mecanismos envolvidos.

Como parte da programação das comemorações do Centenário de fundação da Ufla, o evento teve como objetivo ser o foro nacional de discussão e encontro de pesquisadores, docentes, estudantes e iniciativa privada, além de informar, debater e avaliar os avanços nas áreas envolvidas, bem como propiciar o treinamento e a atualização de recursos humanos.

O V Encontro Nacional sobre Processamento Mínimo de Frutas e Hortaliças contou com o apoio e patrocínio do CNPq, Capes, Fapemig, Viva Veículos, Laveli Fiat, Copasa, Cesaminas, Help Computer, Refrigeração Floriano Peixoto, Faepe, Braseq e Biociclo Instrumentos Científicos.