Saraus, concursos, gincanas e produção de poesias estimulam estudantes

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 22 Abril 2008 21:00 | Última Atualização: Terça, 22 Abril 2008 21:00

Brasília, 23/4/2008 – Três sistemas de ensino que fizeram parte da pesquisa “Redes de Aprendizagem – boas práticas de municípios que garantem o direito de aprender” apresentaram projetos de leitura como fator de peso na melhora da qualidade do aprendizado. A pesquisa, que destacou 37 redes em 15 estados, é um projeto desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). No Dia do Livro e do Direito do Autor, comemorado nesta quarta-feira, 23, essas histórias merecem ser contadas.

Estão nessa lista como incentivadores da leitura os pequenos municípios de Farroupilha, no Rio Grande do Sul, Mortugaba, na Bahia, e Araguaína, em Tocantins. O sistema de ensino municipal de Farroupilha tem 26 escolas e o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) alcançou 5,2 pontos, bem acima da média nacional (3,8); Mortugaba tem 38 escolas e Ideb de 4,3 pontos, e Araguaína, 29 escolas e Ideb de 4,2.

Caminhos da Leitura é o projeto da rede de Farroupilha. Criado em 2007, a partir da troca de idéias entre professores, gestores e servidores da rede, o Caminhos da Leitura incentiva os estudantes a produzir poesias, contos e textos e organiza feiras do livro, mostras sobre escritores e, mensalmente, realiza saraus literários nas escolas. Em Farroupilha, os alunos lêem, escrevem, ouvem histórias, convivem com livros e com escritores.

O tema une professores, pais e alunos, segundo a pesquisa do Redes de Aprendizagem. Para comemorar os 72 anos de emancipação do município, todas as escolas participaram de um concurso de contos e poesias. O prêmio mobilizou 192 alunos e os melhores textos foram reunidos no livro Trilhando Idéias nos Caminhos da Leitura. O resultado dessa participação pode ser medido pelo bom desempenho da aprendizagem. A rede obteve Ideb de 5,2 pontos.

Ler é Viajar – Na rede de Mortugaba, o destaque é a Escola Municipal Décio Carvalho. Ela criou a gincana Ler é Viajar pelo Mundo, desenvolvida com estudantes da 3ª série do ensino fundamental. A gincana, que é anual, traz à escola os pais dos alunos, para falar sobre os livros que leram. A mobilização começa com a confecção de cartazes sobre a importância da leitura, palestras com pais, professores e escritores do município, visitas às bibliotecas da escola e de outras escolas. Na contagem de pontos, ganham mais as equipes que convencerem mais pais, tios, avós, pessoas da comunidade a virem à escola falar sobre o que leram.

Em Araguaína, toda a rede está mobilizada pelo direito da criança de aprender a ler e a gostar de ler. O processo começa na alfabetização, o primeiro passo para o ingresso no mundo da leitura. O município leva tão a sério esse direito, que criou uma superintendência para acompanhar a atividade do aprendizado. Os alunos da 3ª e da 4ª série do ensino fundamental com algum problema de domínio da leitura têm 20 horas semanais de reforço, com atividades que vão desde a assistência dos professores até rodas divertidas para contar e ler histórias. Das 29 escolas da rede, 20 têm salas de recursos pedagógicos, onde os livros e as rodas de histórias ajudam a desenvolver o gosto pela leitura. Esse movimento, que reúne dos professores aos servidores e a comunidade, rendeu à escola 4,2 pontos no Ideb.