Inscrições abertas para Pós-graduação em Ciência e Tecnologia da Madeira

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 29 Abril 2008 21:00 | Última Atualização: Terça, 29 Abril 2008 21:00

Encontram-se abertas até o dia 9 de maio as inscrições para o curso de pós-graduação Stricto Sensu em Ciência e Tecnologia da Madeira, no nível de mestrado, da Universidade Federal de Lavras (Ufla).

O curso é presencial e conta com apoio da Capes, Fapemig, CNPq e de empresas públicas e privadas para o financiamento das pesquisas e para o oferecimento de bolsas. Entretanto, o atendimento a essas condições depende da classificação do candidato e da aprovação do projeto em que estará envolvido.

Atualmente, cinco linhas de pesquisa são oferecidas: desdobro e secagem da madeira; energia da biomassa florestal; madeiras de florestas plantadas; madeiras de vegetação nativa; painéis de madeira; produtos florestais não-lenhosos; resíduos ligno-celulósicos da agroindústria; usinagem da madeira.

A pesquisa em Ciência e Tecnologia da Madeira está em foco neste momento no Brasil e em outros países, por diversas razões. Entre essas, ressaltam-se os grandes desafios representados pelo desenvolvimento de materiais em bases sustentáveis, geração de energia e pelo entendimento que a madeira é um importante depositário de carbono, adsorvido da atmosfera, o que tem fundamental contribuição na qualidade ambiental.

Informações mais detalhadas sobre o curso (áreas de concentração, linhas de pesquisa, docentes, disciplinas etc) podem ser obtidas no endereço www.prpg.ufla.br/ctmadeira/ ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.